Um homem de 30 anos foi detido na manhã desta terça-feira (20) por porte de arma branca, em via pública, no bairro Jardim Presidente, em Araçatuba (SP). A abordagem aconteceu por volta das 9h, na Rua Bolívia, em frente à uma padaria, local de grande movimentação durante o horário de pico.
De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Civil foi acionada por um transeunte que informou sobre a presença de um indivíduo em atitude suspeita nas proximidades. Atendendo ao chamado, o investigador e um agente policial realizaram diligências na região e localizaram o suspeito.
Durante a abordagem, foi encontrada na cintura do homem, do lado direito do short, uma faca de cozinha em inox e lâmina medindo aproximadamente 33 centímetros.
Diante da situação, e visando garantir a segurança tanto do abordado quanto de terceiros, os policiais fizeram uso de algemas, conforme autorização da Súmula Vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal (STF), que permite o uso do equipamento quando há risco à integridade física ou possibilidade de fuga.
O suspeito não portava documentos no momento e também não conseguiu informar corretamente sua identidade. Por esse motivo, foi conduzido ao 3º Distrito Policial de Araçatuba para a realização dos procedimentos de identificação e registro da ocorrência.
A faca foi apreendida e o caso foi registrado como contravenção penal, com base no artigo 19 do Decreto-Lei 3.688/41, que trata do porte de arma branca em local público, sem justificativa plausível.