Uma diretora de 42 anos, moradora do bairro Parque Residencial Aeroporto, em Araçatuba, procurou a Polícia Civil após cair em um golpe de estelionato envolvendo a compra de uma geladeira anunciada no Instagram. O crime ocorreu na tarde do último sábado (24).
Segundo informações do boletim de ocorrência, a vítima viu um anúncio nos stories do Instagram de uma colega de trabalho, que oferecia à venda alguns itens, incluindo uma geladeira. Interessada, ela iniciou contato com a colega através do WhatsApp, sem saber que o número havia sido clonado.
Durante a conversa, a suposta vendedora informou que os itens pertenciam a uma amiga, que estaria se mudando para Portugal. A negociação foi então direcionada para essa pessoa, que se apresentou como “Dra. Vania”. Elas acordaram o valor de R$ 1.900,00 pela geladeira, sendo combinado o pagamento de um sinal de R$ 1.000,00 via PIX, que foi realizado para uma chave CPF vinculada a uma conta no banco Bradesco.
Logo após efetuar o pagamento, enquanto se deslocava para buscar o filho, a vítima começou a desconfiar da situação. Ela tentou negociar a devolução do valor, mas a falsa vendedora se recusou. Paralelamente, conseguiu contato com a colega através de outro telefone e foi informada de que o WhatsApp dela havia sido clonado e que ela já estava na delegacia registrando ocorrência.
Diante da confirmação de que se tratava de um golpe, a vítima acionou imediatamente o SAC do seu banco (Itaú) e solicitou o bloqueio da transação. Foi gerado um protocolo, e a instituição informou que a análise do caso seria feita no prazo de até 10 dias. Após isso, ela bloqueou os números dos golpistas e procurou a Polícia Civil para formalizar a denúncia.
O caso foi registrado no 3º Distrito Policial de Araçatuba e segue sob investigação. A Polícia alerta para que a população redobre os cuidados com negociações realizadas via redes sociais e aplicativos de mensagens.