Cerca de 10 mil pessoas se reuniram para a caminhada de fé entre Bento de Abreu (SP) e Valparaíso (SP), a chamada Peregrinação Diocesana do Ano Jubilar, realizada nesse domingo, 25 de maio. O evento, já considerado um dos maiores de concentração nos 30 da Diocese de Araçatuba, concentrou uma multidão de fiéis diocesanos em um itinerário de 10 quilômetros.
Os fiéis saíram da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Bento de Abreu, e percorreram a estrada vicinal Eugênio Salesse. O destino foi o Ginásio Municipal Juventude Valparaisense, onde o Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy presidiu a Santa Missa.
A concentração de fiéis defronte à paróquia de Bento de Abreu começou por volta de 5h. Lá, os paroquianos locais começaram se organizar para acolher os peregrinos de todas as 34 paróquias da Diocese, que começaram a chegar por volta de 6h.
Conforme dados da comissão de organização, 80 ônibus se deslocaram das 19 cidades da Diocese, incluindo ainda dezenas de vans e as pessoas que vieram de veículos próprios. Os coletivos ficaram estrategicamente estacionados em Valparaíso ao desembarcarem os fiéis.

A Caminhada
Por volta de 7h teve início a caminhada jubilar. A Polícia Militar acompanhou todo o trajeto, auxiliada pelas motos da Rocam e ainda pelo helicóptero Águia, garantindo a segurança e a mobilidade tranquila dos peregrinos. O Bispo Diocesano deu a bênção inicial na entrada de Bento de Abreu, oficializando assim a abertura.
O trajeto entre as duas cidades e o destino durou cerca de duas horas. Voluntários estavam por toda a vicinal distribuindo água aos fiéis. Médicos e profissionais da enfermagem também se fizeram presentes.
As prefeituras locais cederam ambulâncias e profissionais, bem como outros vieram de Araçatuba. Não houve registros graves de atendimentos, seja por acidente, seja por enfermidade.
Terço e cânticos
Toda a caminhada foi orante e os presentes rezaram o Santo Terço e entoaram diversos cânticos de louvor. O chanceler Diocesano, padre Orivaldo Pereira Filho, da comissão organizadora, conduziu juntamente com o Bispo e os padres Carlos Rogério da Silva, Francis Morais e Luiz Henrique Carreira e o seminarista Gabriel Vigetta a animação da caminhada.
Às 9h40, os peregrinos chegaram em Valparaíso e tomaram o lanche trazido. Às 10h, teve início a Santa Missa, concelebrada pelos padres da Diocese e contou com a presença dos prefeitos de Valparaíso e de Bento de Abreu, além de vereadores de cidades da Diocese.
O ginásio ficou lotado, mas muitos fiéis que ficaram no lado de fora contaram com um telão e acolhimento.
HOMILIA
Em sua homilia, Dom Sergio destacou que a missão da Igreja Diocesana escreveu mais um capítulo histórico nas três décadas da Igreja Particular.

“Somos um povo que caminha com Deus. Somos todos peregrinos de esperança. Vivemos nesta manhã um tempo sagrado de nossa história. Somos esperança. Um povo sem esperança e um povo sem futuro. Um povo com esperança sabe que a esperança não decepciona”
Dom Sergio citou ainda que os discípulos em missão guardam a Palavra. “Que não se perca a mensagem que Jesus transmitiu aos apóstolos. Quem ama guarda a palavra dele. Jesus confia no pai, e ele sabe que o Pai vai cuidar para que sejamos atentos à Palavra, guardando-a com preciosidade. Devemos ser fiéis intérpretes, guardando e transmitindo a fé missionária”.
A peregrinação terminou com o Bispo concedendo a indulgência plenária, propícia e orientada pela Igreja neste Ano Santo. A indulgência é acompanhada da confissão sacramental, a comunhão Eucarística e a oração das intenções do Papa, por meio das orações do dia a dia.
Ao longo do ano
A programação jubilar continua com eventos até o final do ano. Estão agendados ainda encontros com Coroinhas, Ministros Extraordinários da Eucaristia, Dia Nacional da Juventude, Romaria Diocesana, missas em celebração ao centenário de igrejas e o encerramento oficial, em dezembro.