O Partido Liberal (PL) de Araçatuba tem nova nominata registrada na Justiça Eleitoral. O documento tem vigência de 30 de maio de 2025 a 08 de fevereiro de 2026. Sua adequação e publicação eram necessárias para viabilizar o PL Mulher local, movimento feminino da sigla para estimular e apoiar a particpação de mulheres na política.
A agremiação, que tem o maior número de mandatários em Araçatuba (o prefeito, Lucas Zanatta; a vice, Nice Zucon; e os vereadores João Pedro Pugina, Fernando Fabris e Sol do Autismo), continua sob a presidência do empresário Cesar Rezek, que hoje exerce cargo na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
A composição da diretoria do partido em Araçatuba continua como provisória, de acordo com o registro no Tribunal Superior Eleitoral, ou seja, o partido não possui um diretório constituído, como a grande maioria das siglas partidárias existentes no município.
A nova nominata exclui o prefeito Lucas Zanatta da diretoria, conforme o presidente Cesar Rezek, para atender a legislação, que não permite que o prefeito faça parte da composição.
De outro lado, o documento aponta o vereador João Pedro Pugina como líder da bancada na Câmara Municipal, cargo que, de fato, é exercido pelo também vereador Fernando Fabris.
“Esta nominata foi feita por formalidade, tínhamos prazos para cumprir e apresentar ao partido, mas não mudou nada, o Fabris continua como líder do governo na Câmara”, garante o presidente do partido local.
Rezek usou o mesmo argumento para justificar a ausência da vereadora Sol do Autismo na nominata e descartou qualquer desgaste político com a parlamentar, que votou contra o projeto do Executivo que previa subvenção mensal de R$ 450 mil à Transportes Urbanos Araçatuba (TUA).
Mulheres
O presidente do PL local disse, ainda, que Sol do Autismo deve integrar o PL Mulher, juntamente com a vice-prefeita, Nice Zucon, e a primeira-dama Priscila Zanatta. Esta, por sua vez, participou do Encontro Nacional de Mandatárias, realizada pelo PL Mulher no último fim de semana, sob a coordenação da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro, em Brasília (DF).
Segundo Cesar Rezek, o presidente nacional da sigla, Waldemar da Costa Neto, garantiu que Araçatuba terá um braço do PL Mulher, com ações voltadas ao público feminino e o incentivo à sua participação na política local.
Veja a composição do PL Araçatuba, de acordo com a nova nominata:
- Presidente – Cesar Salmeron Rezek
- Tesoureiro – Edson José Bernardes
- Suplente do Diretório – Fernando Campos Fabris
- Secretária – Jennifer Grinaura Leal
- Vogal – João Luís Elias dos Santos
- Líder da Bancada na Câmara Municipal – João Pedro Pugina
- Primeiro vice-presidente – Willyans Cesar Biondo
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)