O mês de junho registrou um recorde de chuva para o período em Araçatuba (SP), com um total de 70 milímetros, volume que representa 226% da média histórica, que é de 31 mm para o mês. Os dados são do Instituto Climatempo.
Somente em um único dia, em 23 de junho, choveu 29 milímetros, quase que a totalidade prevista para o mês. Os 70 mm registrados no mês de São João se equipara ao volume de março de 2025, quando choveu 79 mm no município.
A chuvarada em junho, aliás, não foi exclusividade de Araçatuba. Em várias partes do Brasil, incluindo Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e São Paulo, houve chuvas intensas. O fenômeno La Niña é apontado como uma das principais causas destas condições climáticas.
Em Araçatuba, o mês de junho superou o volume de maio, quando as precipitações totalizaram 20 milímetros, bem abaixo da média histórica de chuva para o período, que é de 49 mm.
Já em abril, a quantidade superou a expectativa. O esperado para o mês eram 62 milímetros, mas choveu 138 mm. O resultado de abril, com um aumento de 122,5% no volume pluviométrico em comparação ao esperado para o mês, quebrou um ciclo de três meses com chuva abaixo da média em Araçatuba.
Em janeiro, o esperado era um volume de 258 milímetros, mas choveu 111 mm (43% da média). Em fevereiro, houve um aumento na quantidade de chuva. Mas, mesmo assim, abaixo da média para o período: naquele mês, choveu 169 milímetros, o equivalente a 91% do volume normal para o mês, que é de 185 mm.
O mês de março também foi mais seco do que o habitual. O esperado para o período era 155 milímetros, mas choveu 79 mm no período, o que corresponde a 51% da média histórica para o mês.
As informações do Climatempo são combinados de estações meteorológicas e satélite do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), com 30 anos de análise de dados.
Quanto choveu em 2025:
- Janeiro – 111 milímetros
- Fevereiro – 169 milímetros
- Março – 79 milímetros
- Abril – 138 milímetros
- Maio – 20 milímetros
- Junho – 70 milímetros
Fonte: Climatempo