Araçatuba promove ações de prevenção contra hepatites virais no Julho Amarelo

Atividades estão sendo realizadas com foco na orientação da população e testagens para hepatites B e C.
Compartilhe

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba (SP) realiza ações alusivas ao Julho Amarelo, com a finalidade de reforçar a prevenção e controle das hepatites virais. Atividades estão sendo realizadas com foco na orientação da população e testagens para hepatites B e C.

Na próxima sexta-feira, 11 a enfermeira e coordenadora do Serviço Ambulatorial Especializado (SAE), Aurineide Pessoa Antunes, vai ministrar a palestra “Hepatites Virais e Prevenção Combinada”. Será a partir das 8h30, no Centro de Especialidades Auxilium, no Bairro Santana.

Em 28 de julho, data em que é lembrado o Dia Mundial da Luta contra Hepatites Virais, equipes de saúde do SAE e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) reforçarão com os pacientes a importância da prevenção e realizarão testes rápidos para hepatites B e C, HIV e sífilis, por livre demanda.

Centro de Ressocialização

Para encerrar a campanha Julho Amarelo, no dia 7 de agosto está prevista uma ação no Centro de Ressocialização do município. Será ofertada a testagem para hepatites B e C para todos os detentos da unidade. A expectativa é atender cerca de 300 pessoas.

Promovidas pelos departamentos de Assistência Especializada e Atenção Básica, as ações educativas tiveram início no dia 3, com testagem na CPFL Paulista. No dia 5, equipe do SAE realizou uma panfletagem e distribuição de materiais informativos e preservativos na Praça Rui Barbosa.

Doença silenciosa

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus tipo B ou C, pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas. A transmissão pode ocorrer por relações sexuais ou sangue contaminado presente em objetivos compartilhados, como alicates de unha, agulhas e escovas de dente.

A diretora de Assistência Especializada, Paula Roberta Pedruci Leme, explicou que nem sempre a doença apresenta sintomas. Mas, quando aparece, se manifesta na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjôo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

“Mesmo silenciosas, as hepatites podem evoluir para quadros graves, como cirrose e câncer de fígado. Por isso, é fundamental que a população procure as UBSs para se informar, se vacinar e realizar os testes rápidos, que são simples, seguros e gratuitos”, afirmou.

Prevenção

Para se prevenir, é importante usar preservativo nas relações sexuais, evitar compartilhar objetos de uso pessoal, realizar exames para detectar precocemente as hepatites B ou C, tomar as três doses da vacina contra a hepatite B e procurar ajuda médica em casos de sintomas.

A coordenadora do SAE lembrou que a campanha Julho Amarelo foi instituída no País pela lei federal 13.802/2019. Ela reforça que os testes rápidos são ofertados nas unidades básicas de saúde, no Serviço Ambulatorial Especializado e no Pronto-Socorro Municipal, durante o ano todo.

“É importante tomar todos os cuidados. Lembrando que as vacinas para hepatite B e os testes rápidos para HIV, sífilis, e hepatite B e C são ofertados de maneira universal e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)”, completou Aurineide.

Serviço

O SAE funciona na Rua Afonso Pena, 1.537, no Bairro Vila Mendonça. O atendimento ao público para testagens é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações pelo telefone (18) 3622-3895 ou 3623-5550.

Compartilhe