A Prefeitura de Araçatuba (SP) realizou, nesta quinta-feira, 17, a primeira mudança assistida de uma família em moradia irregular na Área de Preservação Permanente (APP) do Bairro Iporã. A ação integra o processo de realocação de 12 famílias que vivem em condições de risco e vulnerabilidade.
A responsável da casa assinou o termo de desocupação voluntária e foi encaminhada, junto com os quatro filhos, para uma nova residência que será custeada por aluguel social, benefício concedido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
O novo lar marca o início de uma mudança significativa na vida da família, que agora vive em ambiente mais digno e seguro.
O local onde a família residia é uma região de solo encharcado, com características de brejo. O imóvel já apresentava várias rachaduras em paredes e no piso, evidenciando afundamento no terreno.
A situação é tão crítica que as máquinas da Prefeitura, que iniciaram a demolição da casa e limpeza da área nesta manhã, tiveram dificuldades de acesso devido ao risco de atolamento.
A operação transcorreu pacificamente tendo todo o processo conduzido de forma humanizada e respeitosa com a família, assim como os demais moradores daquela área. As famílias realocadas entrarão em uma lista de prioridade para casas que serão construídas em dois novos empreendimentos.
Outras ações
As outras 11 famílias ainda serão realocadas. Desde o início do mês, a Prefeitura tem mantido diálogo direto com os moradores, oferecendo apoio técnico, esclarecendo dúvidas e dando orientação social e alternativas habitacionais por meio do aluguel social.
O objetivo é garantir que todas as saídas ocorram de maneira voluntária e segura.
A administração reforça o compromisso da gestão municipal em equilibrar o cumprimento da legislação ambiental com o respeito à dignidade humana, priorizando sempre o cuidado com as pessoas.