A recente saída do médico Mário Henrique Bérgamo Rodrigues dos Santos da Unidade Básica de Saúde (UBS) Sidney Cinti “Prefeitão”, localização no bairro Águas Claras, em Araçatuba (SP), gerou comoção e revolta entre moradores daquela região da cidade. Pacientes e familiares expressam profunda insatisfação com a decisão, clamando pelo retorno do profissional que, segundo eles, se destacava por sua competência, humanidade e dedicação.
A notícia do desligamento do profissional reverberou rapidamente entre as comunidades atendidas pela UBS, que incluem, além do Águas Claras, os bairros Paquerê, Chácaras TV, Sylvio Venturolli, Chácaras Sossego, Chácaras Bandeirante e Verde Parque.
A reportagem foi procurada por pelo menos 12 moradores/pacientes, que pedem o retorno do médico ao atendimento naquela Unidade de Saúde. Os depoimentos colhidos revelam um profundo apreço pelo médico e uma sensação de injustiça diante de sua saída.
A dona de casa Regina Paula, 56 anos, uma das pacientes, classificou a retirada do médico como injusta, enfatizando a falta de avaliação de seu trabalho e competência.
“Estamos revoltados com a retirada dele, precisamos de médicos como ele, que respeita as pessoas, que atende bem desde a criança até o idoso. Não é uma pessoa ou duas que acharam ruim de ter tirado ele daqui. É o bairro inteiro”, desabafou. Ela ressaltou que, após a chegada do Dr. Mário, as filas na unidade diminuíram e o atendimento se tornou pontual, destacando-o como um profissional responsável.
Outra paciente, que se identificou como Tereza, expressou sua tristeza com a saída do médico, a quem descreve como muito atencioso. Em um relato emocionante, ela contou que foi o Dr. Mário quem descobriu um câncer em seu seio e a encaminhou rapidamente para o tratamento.
“A gente pede, por favor, que traga ele de volta. Quando a gente não vai à consulta, ele vai na casa da gente saber por que não fomos”, revelou, evidenciando o cuidado e a proximidade do médico com seus pacientes. Ela fez questão de frisar que, embora não desfaça dos outros profissionais, a atenção e a escuta do Dr. Mário são diferenciais que farão falta.
Já a aposentada Neuza Maria Zacaroni, de 72 anos, o descreveu como um profissional humilde, humano e que trata os pacientes como se fossem da própria família. “Queremos o dr. Mário de volta. O meu netinho tem cinco anos, quando vê o dr. Mário corre pra abraçar ele. É incrível. Se precisar fazer protesto, nós vamos fazer. Pedimos a volta dele, precisamos do dr. Mário na UBS”, afirmou, demonstrando a forte ligação da comunidade com o médico.
A cuidadora Adriana Jasmim, 43 anos, reforçou o coro pela volta do Dr. Mário, elogiando-o como um médico “maravilhoso, excelente, dedicado, atencioso e humilde”. Paciente hipertensa há muito tempo, Adriana lamentou a saída do profissional que sempre cuidou muito bem dela.
Além dos depoimentos à reportagem, dezenas de pacientes manifestaram insatisfação em um grupo de WhatsApp que reúne moradores do Águas Claras, ao qual o Radar18 teve acesso.
Vereador quer marcar reunião
A insatisfação popular chegou rapidamente aos ouvidos vereador Damião Brito (Rede Sustentabilidade), que mora no Águas Claras e também era atendido pelo médico Mário Henrique Bérgamo Rodrigues dos Santos. O parlamentar, inclusive, relatou à reportagem que estava preparando um voto de aplauso para o profissional, pela qualidade no atendimento à população.
Brito relatou que, já na manhã dessa quinta-feira, 17 de julho, foi procurado por moradores, em sua residência, por volta das 7h, todos pedindo o retorno do médico à UBS.
“Sabemos que o gerenciamento, a dispensa e a contratação de profissionais é a critério da Zatti Saúde, mas eles deveriam ouvir os moradores. Vamos tentar trazer o médico de volta, porque em time que está ganhando, não se mexe”, afirmou.
Diante da mobilização da comunidade, o vereador se comprometeu a agendar uma reunião com os moradores, usuários da UBS e a direção da Zatti Saúde, buscando um diálogo e uma solução para a situação.
Zatti diz que decisão foi interna e administrativa
Em resposta aos questionamentos sobre a saída do Dr. Mário, a Zatti Saúde, empresa responsável pela gestão da Atenção Básica em parceria com o município desde o dia 1º de junho deste ano, apresentou seu posicionamento.
A empresa esclareceu que todos os colaboradores contratados a partir de 1º de junho foram admitidos sob regime de contrato de experiência, com duração de 45 dias, podendo ser prorrogado por mais 45 dias, conforme previsto na legislação trabalhista.
Conforme a Zatti Saúde, o médico não foi “demitido”, mas que houve o “encerramento do prazo do contrato de experiência, sem renovação”. A decisão de não continuidade dos serviços foi classificada como “interna e administrativa”.
Questionada sobre a possibilidade de rever a decisão, a empresa informou que a legislação trabalhista vigente permite uma nova contratação após o término de um contrato de experiência, desde que haja a concordância expressa de ambas as partes.
“Assim, uma eventual reavaliação dependerá de uma análise interna da Zatti Saúde e da manifestação de vontade tanto do empregador quanto do trabalhador, nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)”, afirmou, por meio de nota.
A empresa informou, ainda, que um novo médico, Vinícius Vilas Boas de Sene, já está atuando na UBS Sidney Cinti Prefeitão, em substituição a Mário Henrique Bérgamo Rodrigues dos Santos.