Na madrugada deste domingo (20), um jovem de 20 anos foi detido após resistir à abordagem da Guarda Municipal em uma praça pública no bairro Hilda Mandarino, em Araçatuba (SP). A ação ocorreu por volta das 2h15, após denúncia de moradores sobre um grupo que estaria promovendo desordem e causando perturbação do sossego na Praça da Caixa D’Água, localizada na Rua Valentim Rodrigues.
Ao chegarem ao local, os agentes encontraram diversos jovens reunidos e realizaram a abordagem. Durante a revista, segundo o boletim de ocorrência, um dos abordados se exaltou, arremessou a bolsa que carregava e partiu em direção aos guardas, sendo contido com o uso de força moderada pelos agentes.
Na mochila do jovem foram encontrados uma pequena porção de erva esverdeada, aparentemente maconha; um cigarro de confecção artesanal parcialmente consumido; e um microtubo com pó branco de aparência semelhante à cocaína. O abordado alegou fazer uso de “erva colombiana”, mas negou ser o proprietário das substâncias ilícitas encontradas.
Conduzido à Central de Polícia Judiciária, o autor prestou depoimento, assumiu ter se exaltado com os guardas, mas negou ter sofrido agressões. Ele foi liberado após assinar um termo de compromisso e a ocorrência foi registrada com base nos crimes de posse de entorpecentes e resistência.