A Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Araçatuba (SP), realizada nesta terça-feira (22), foi marcada por debates, reflexões e propostas para o fortalecimento de políticas públicas que promovam a igualdade de gênero, o combate à violência doméstica e a garantia os direitos das mulheres.
Organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdima), em parceria com a Secretaria de Participação Cidadã, o encontro reuniu gestoras públicas, representantes da sociedade civil e de instituições, além de lideranças femininas, no teatro da Unip.
Com o tema “SP por Todas: Mais Direitos, Mais Cuidado e Mais Futuro”, o evento resultou na aprovação de 46 propostas e na escolha de seis delegadas, sendo quatro da sociedade civil e duas do poder público, que representarão Araçatuba na conferência estadual.
Políticas efetivas
Compuseram a mesa solene o prefeito Lucas Zanatta (PL), a vice-prefeita Nice Zucon (PL), a presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social, Priscila Lopes Zanatta, a presidente da Câmara, Edna Flor (Podemos), a secretária de Participação Cidadã, Marianne Fornageiro, a presidente do Comdima, Lenice Freitas, e a defensora pública Nelise Cristina de Castro Santos.
Citando a primeira-dama, a vice-prefeita e a presidente da Câmara como referências pela trajetória e o trabalho que executam no Executivo e/ou Legislativo, o prefeito Lucas Zanatta falou sobre a urgência de políticas efetivas de enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres.
“Diante de todas as boas referências citadas, precisamos lutar pelas mulheres de Araçatuba que não são valorizadas, que estão acuadas e sozinhas. Nossa meta e proposta é combater o ciclo da violência com projetos que garantam a vida, a liberdade, os direitos e a saúde da mulher”, afirmou Zanatta.
A secretária de Participação Cidadã destacou a importância do encontro para ampliação da voz e protagonismo feminino. “Esta conferência é um convite para reconhecermos as conquistas já alcançadas e firmarmos o compromisso com a equidade, o respeito e a valorização do papel da mulher para um mundo mais justo e inclusivo”, disse Marianne.
Apresentação teatral
A conferência municipal teve a apresentação teatral “Pelo Nosso Amor”, da Cia. Bom Humor. Com texto e direção de Eduardo Amaral, a peça usa cenas realistas que evidenciam diversas situações de opressão contra a mulher, como feminicídio e violação de direitos e abuso sexual.
As participantes foram divididas em salas para a discussão dos quatro eixos: governança, instituições e participação popular para a garantia dos direitos; enfrentamento de todas as formas de violência; autonomia financeira como estratégia para a igualdade e políticas de saúde integral da mulher.
Propostas
Na sequência, a plenária se reuniu novamente para avaliar as propostas apresentadas nas pré-conferências e votar aquelas que serão levadas para a conferência estadual, ainda sem data para a realização. O encontro foi encerrado com a eleição das delegadas.
“A conferência foi a oportunidade para consolidarmos um espaço de diálogo e reflexão, que resultou em proposições que poderão ser implementadas para o empoderamento feminino e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou a presidente do Comdima.