O advogado Thiago Brás Mendes é o novo presidente do Conselho Municipal de Araçatuba (Comus- Ata). Ele encabeçou a Chapa 2, eleita nessa terça-feira, 29 de julho, com 12 votos, para o período de 2025 a 2028. A chapa adversária obteve 11 votos.
O Conselho Municipal de Saúde é um órgão tripartite, formado por membros da administração pública, prestadores de serviços de saúde, sociedade civil organizada e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A nova diretoria eleita nessa terça-feira é formada, ainda, pelo Policial Militar da Reserva Jacques Pétia (vice-presidente); o servidor público municipal Nilsinho Marques; e a usuária do SUS Tuanny Batista.
Cabe ao Comus-Ata a fiscalização da gestão dos serviços públicos municipais de saúde, como Pronto-Socorro, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Também compete ao Conselho opinar e deliberar sobre assuntos de interesse dos usuários da saúde pública.
Conforme o presidente eleito, a intenção da nova gestão é desburocratizar o Conselho e ter uma atuação mais próxima da população, com a visita frequente aos espaços de saúde que oferecem atendimento ao público em toda a cidade.
Para ter maior presença nos bairros, o presidente do Comus pretende contar com a participação efetiva dos conselhos gestores locais das UBSs, eleitos recentemente, pelo voto da população que utiliza o SUS.
Participação popular e debate
Outra proposta é estimular a participação popular no Comus, cujas reuniões são realizadas mensalmente, na Casa dos Conselhos, que funciona no prédio da Secretaria Municipal de Participação Cidadã. A ideia, no entanto, é que uma vez a cada trimestre estes encontros sejam feitos na Câmara Municipal.
“Pretendemos construir um debate mais amplo com a sociedade e montar um fórum permanente para discutir a saúde pública municipal. Não apenas ficar esperando a conferência municipal, realizada a cada quatro anos, para fazer este debate”, afirmou.
