O bebê de um aninho que estava internado na Santa Casa de Araçatuba (SP) após se afogar em uma piscina, no último dia 30 de julho, recebeu alta hospitalar na manhã de sábado, 9 de agosto, um dia após ser transferido para um leito de enfermaria pediátrica.
Desde que deu entrada no hospital, o bebê permaneceu internado na UTI Neonatal e Pediátrica, mas devido à boa evolução clínica, foi transferido para o leito de enfermaria, para observação antes da alta hospitalar.
A Santa Casa de Araçatuba destaca a importância dos primeiros socorros realizados corretamente pela mãe do bebê e bombeiros do Grupamento de Bombeiros do Bairro Morada dos Nobres a e a rápida remoção do paciente à nossa unidade de Urgência e Emergência.
A direção do hospital também destaca a eficiência da equipe plantonista que realizou o primeiro atendimento e providenciou rapidamente a internação do bebê em leito de tratamento intensivo.
Coube às várias equipes multidisciplinares da UTI Neonatal e Pediátrica os desafios para estabilização do paciente e o tratamento intensivo adequado que o restabeleceu.
“Todos os envolvidos direta e indiretamente estão felizes pelas boas condições com que o bebê foi devolvido à sua família”, diz nota enviada pela assessoria de imprensa do hospital.
Relembre o caso
O afogamento ocorreu no dia 30 de julho, na casa dos avós da criança, no bairro Jussara, em um momento de descuido da família. A piscina do local, embora possua uma cerca de proteção, estava com a portinhola apenas encostada, o que permitiu que o bebê, em um breve instante de desatenção, caísse na água.
A ausência da criança foi notada rapidamente, e o desespero tomou conta da família ao encontrá-lo no fundo da piscina. O pai resgatou o filho da água e a mãe, que já possuía conhecimento em técnicas de salvamento, iniciou as manobras de primeiros socorros.
Os pais correram com o bebê em direção ao Corpo de Bombeiros, no bairro Morada dos Nobres, próximo à casa onde o acidente ocorreu.
Parada cardiorrespiratória
Segundo os bombeiros, o bebê chegou ao local já em parada cardiorrespiratória e em estado grave de hipotermia. O resgate foi acionado de imediato, reverteu a situação durante o trajeto, enquanto encaminhava a criança às pressas para a Santa Casa de Araçatuba.
A dois quilômetros do hospital, a situação foi revertida. Na Santa Casa, o bebê recebeu atendimento na urgência e emergência e foi encaminhado à UTI Neonatal e Pediátrica, onde permaneceu até a manhã desta sexta-feira.
