A Secretaria Municipal de Segurança Pública e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) removeram mais de 300 metros de fios de internet e telefonia que estavam irregulares em vias públicas de Birigui (SP), nesta semana, durante dois dias de trabalho.
Foram removidos mais de 300 metros de cabos e fibras ópticas mortas, sem identificação e instalados abaixo da altura mínima suportada de quatro metros de altura. Também foram retiradas câmeras de monitoramento instaladas de forma irregular em postes da CPFL.
A ação faz parte do compromisso assumido durante audiência pública, realizada na Câmara Municipal, no início do ano, quando a Secretaria de Segurança Pública, através da Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil Municipal foram envolvidas no trabalho de fiscalizar e auxiliar na retirada de fios soltos encontrados pela cidade, que estariam colocando em risco a população.
Conforme informações da Secretaria Municipal de Segurança, a retirada dos fios irregulares compete, exclusivamente, à CPFL. Mas o município tem atuado junto da empresa concessionária de energia em operações realizadas em Birigui.
O secretário de Segurança Pública, Vagner Freire, pontua que as empresas de telefonia e internet tem de fiscalizar as suas áreas verificando os fios soltos ou os chamados “barrigas”, antes que o corte ocorra.
O objetivo é organizar as instalações e não punir as empresas, fazendo com que elas deixem de atender seus clientes.
Para cooperar com a reordenação e disposição dos fios e cabos de internet e telefonia, a Secretaria de Segurança de Birigui pede para a população que, ao se deparar com alguma situação que ofereça perigo, entre em contato com a Guarda Municipal no 153 ou 199 da Defesa Civil, informando a localização dos fios soltos.
