Araçatuba (SP) iniciou, nesta quarta-feira, 20, o Mutirão Oftalmológico, iniciativa pioneira que vai garantir triagem visual para cerca de 1.775 crianças do 1º ano do ensino fundamental da rede pública municipal. O projeto foi instituído por lei de autoria do vereador Fernando Fabris (PL) e está sendo colocado em prática por meio de parcerias com instituições privadas e profissionais da saúde.
Durante a ação, os estudantes passarão por avaliações preliminares de visão
realizadas pela Liga Oftalmológica do Centro Universitário Salesiano
(UniSALESIANO).
Em caso de diagnóstico de dificuldades visuais, as crianças serão encaminhadas para consultas oftalmológicas gratuitas. Havendo necessidade, elas receberão óculos de grau doados pelo Laboratório Perego.
Segundo dados da CNN Brasil, cerca de 20% dos estudantes do ensino fundamental no país apresentam algum problema visual. Estima-se ainda que uma criança com visão deficiente aprenda até metade do que uma criança com visão corrigida.
Para o vereador Fernando Fabris, a ação representa um avanço concreto na área da educação. “Mais do que aprovar uma lei, meu compromisso é garantir que ela se torne realidade. O Mutirão Oftalmológico vai ajudar nossas crianças a enxergarem melhor o mundo e, com isso, aprenderem mais. Investir na educação é investir no futuro da cidade.”
