Na tarde de sexta-feira (10), por volta das 15h40, equipes do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil, com o apoio das divisões DISE, DIG, DH e do Canil do BAEP, cumpriram cinco mandados de busca e apreensão nas imediações do Condomínio Vitória, no bairro Jardim Rosele, em Araçatuba. A operação teve como objetivo desarticular pontos de venda de drogas que vinham sendo monitorados há semanas.
Durante as buscas, os agentes abordaram dois suspeitos em frente a uma das residências-alvo. Com o maior de idade, foram encontrados cinco invólucros de maconha e um aparelho celular. Já com o adolescente, de 17 anos, havia R$ 110 em espécie e um celular. Ambos já haviam sido monitorados em outras ações e filmagens realizadas previamente pelo GOE.
Na mesma ação, as equipes inspecionaram uma construção abandonada ao lado de uma das casas investigadas. Com o auxílio do cão Ares, do Canil do BAEP, foi localizada uma sacola plástica contendo 34 eppendorfs com substância análoga à cocaína, além de embalagens vazias e um pote com pó branco, que foram encaminhados à perícia.
Os laudos do Instituto de Criminalística confirmaram presença de cocaína e maconha. As substâncias totalizaram mais de 70 gramas, entre materiais positivos e amostras em análise.
O delegado de plantão ratificou a prisão em flagrante do maior de idade e determinou a apreensão do adolescente infrator. Ambos responderão pelos crimes previstos nos artigos 33 e 35 da Lei nº 11.343/06 (Lei de Drogas). O adulto foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Lavínia (SP), e o adolescente, à Fundação Casa de Araçatuba, ficando à disposição da Justiça.
A mãe do menor compareceu à Central de Flagrantes e afirmou estar ciente das atividades ilícitas do filho, solicitando sua internação. Segundo a Polícia Civil, a operação integra um conjunto de ações voltadas ao combate do tráfico local, especialmente em áreas com histórico de reincidência criminal.