Zatti Saúde decide receber vereadores às segundas-feiras para tira-dúvidas

Medida ocorre após a Zatti receber questionamentos de parlamentares sobre atendimentos na saúde municipal durante as sessões na Câmara.
Compartilhe

Em reunião realizada nessa quarta-feira (29) com vereadores de Araçatuba (SP), a Zatti Saúde decidiu receber, às segundas-feiras, os parlamentares que desejarem tirar dúvidas ou obter mais informações sobre assuntos relacionados aos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Esta foi a principal medida após o encontro realizado na manhã dessa quarta-feira na Câmara de Araçatuba. A reunião foi fechada e foi um pedido da própria Zatti, após críticas por parte de alguns vereadores em relação à saúde municipal.

Além de responder aos questionamentos, representantes da empresa divulgaram dados relacionados aos trabalhos realizados desde o início do convênio com a Prefeitura, em junho deste ano.

Dos 15 vereadores, dez participaram da reunião: Edna Flor (Podemos), presidente da Câmara, Fernando Fabris, João Pedro Pugina (PL) e Sol do Autismo (PL), Damião Brito (Rede Sustentabilidade), Denilson Pichitelli (Republicanos), Gilberto Batata Mantovani e Hideto Honda (PSD), Luís Boatto (Solidariedade) e Rodrigo Atayde (PRTB).

Os ausentes foram Arlindo Araújo (Solidariedade), Carlinhos do Terceiro (Republicanos), João Moreira (PP), Ícaro Morales (Cidadania) e Luciano Perdigão (PSD). No entanto, enviaram seus assessores para representá-los.

Também participaram o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, a Diretora da Atenção Primária da Prefeitura, Elisabete Vello, e outros profissionais que compõem a equipe da pasta. 

Da Zatti Saúde, compareceram ro Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSalesiano, André Ornellas, representando o Diretor Geral da Zatti Saúde, padre Paulo Fernando Vendrame; o diretor médico, Antônio Poletto; e os coordenadores Ângelo Jacomossi (médico), Lucila Bistaffa (Saúde Mental), Vera Franco (Assistencial), Cristiane Zonta (Assistencial), Deise Martins  (Administrativo), Maria Demazi (Odontologia), Carolina Picheli (Farmácia) e Jéssica Zacarin (Jurídico). 

Epidemia de dengue

O secretário municipal de Saúde iniciou o encontro com informações da Secretaria Municipal de Saúde, destacando que no início da gestão, neste ano, a Saúde enfrentou uma epidemia de dengue e destacou que novos carros para agentes comunitários de saúde e agentes de endemias serão adquiridos. 

Após as primeiras explanações, os vereadores puderam fazer suas perguntas aos coordenadores e diretores. Foram abordados vários assuntos, desde o prazo para agendamento de consulta, realização de exames, entre outros.

Diálogo

Durante a reunião, o professor Ornellas agradeceu a oportunidade de apresentar esclarecimentos e destacou a importância do diálogo com o poder público. Ele fez uma contextualização histórica da presença salesiana em Araçatuba, lembrando que a Missão Salesiana de Mato Grosso foi implantada há 76 anos na cidade. 

Segundo ele, a atuação do UniSalesiano na saúde começou com cursos de enfermagem e fisioterapia e, mais tarde, se expandiu com a implantação do curso de Medicina. Ele também detalhou que a Zatti Saúde é uma filial da Missão Salesiana e “a única do Brasil ligada a uma mantenedora que possui curso de Medicina”. 

Ornellas reforçou que o sucesso do convênio depende da colaboração entre todas as partes envolvidas: “O sucesso desse convênio depende de todos, principalmente do Executivo e do Legislativo. Se não houver união, não caminha”.

Médicos e transparência

Por sua vez, o diretor médico da Zatti Saúde, Antônio Poletto, ressaltou que todos os médicos contratados para atuar nas unidades foram avaliados tecnicamente, após análise curricular, e que uma das primeiras medidas adotadas pela instituição foi firmar convênios com laboratórios locais que aceitassem trabalhar conforme a tabela do SUS (Sistema Único de Saúde).

“Posso garantir que desde 2017, quando comecei a acompanhar as Unidades Básicas de Saúde, nunca se trabalhou com tanta transparência, boa vontade e interesse em manter a qualidade do atendimento. Isso mudou radicalmente em Araçatuba”, afirmou.

Atendimentos

O coordenador médico da Zatti Saúde, Ângelo Jacomossi, destacou a importância e os desafios do SUS, e que por meio dele, os municípios conhecem melhor suas demandas e oferecem soluções adequadas à realidade local.

Jacomossi apresentou dados sobre a atuação das Unidades Básicas de Saúde, que entre junho e setembro, realizaram 102.142 consultas médicas, uma média de 25 mil por mês. Ressaltou, no entanto, que o trabalho das UBSs “vai muito além da consulta médica”, pois envolve equipes multiprofissionais, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e agentes comunitários de saúde, considerados fundamentais.

Também explicou a função das equipes multiprofissionais (E-Multi), que complementam o atendimento e têm papel tanto assistencial quanto pedagógico, promovendo a troca de conhecimento entre profissionais.

Atualmente, Araçatuba conta com 20 UBSs, sendo três rurais, que abrigam 46 equipes de Saúde da Família. Há ainda equipes de apoio (eAP) e unidades que atendem 24 horas, embora não sejam UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

Compartilhe