A Câmara Municipal de Araçatuba (SP) arquivou, nesta segunda-feira (3), a denúncia de suposta rachadinha contra o vereador Damião Brito (Rede Sustentabilidade), feita por uma ex-assessora que trabalhou em seu gabinete. O arquivamento foi aprovado pelo Plenário da Casa por unanimidade.
Apenas a vereadora Edna Flor (Podemos), que é presidente da Câmara, não votou, por impedimento previsto no Regimento Interno do Legislativo.
A votação pelo arquivamento da denúncia ocorreu na 36ª sessão ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira (3). Como Brito era parte interessada, seu suplente, o influenciador Netinho Maia, foi convocado. Ele também votou contra a denúncia.
A denúncia contra o vereador da Rede foi formalizada por uma ex-assessora, que alegava ter sido coagida a devolver parte de seu salário ao parlamentar, o que configuraria prática de rachadinha.
Corregedoria
Outra denúncia, da mesma ex-assessora, está nas mãos do corregedor parlamentar, vereador Luís Boatto. Trata-se, no entanto, de uma denúncia feita informalmente, a partir de uma conversa por WhatsApp com uma funcionária do Departamento de Recursos Humanos com a ex-assessora, no início do mês de outubro deste ano.
A apuração segue em curso na Corregedoria.