Maio Amarelo leva orientações a motoristas e estudantes em Araçatuba

Maio Amarelo promove ações educativas e reforça orientações de segurança no trânsito em Araçatuba.
Compartilhe

A campanha Maio Amarelo 2026 segue mobilizando diferentes públicos em Araçatuba com ações educativas voltadas à segurança no trânsito. Nesta quarta-feira, 13 de maio, foi realizado um pit stop de conscientização no cruzamento da Avenida dos Araçás com a Rua do Fico, onde motoristas e motociclistas receberam panfletos e orientações preventivas.

A atividade contou com a participação de equipes da Mobilidade Urbana, Guarda Civil Municipal e Tiro de Guerra. A ação integra a programação municipal da campanha, que neste ano tem como tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”.

Além das abordagens nas vias públicas, a programação também tem levado educação no trânsito para o ambiente escolar. Na terça-feira, 12 de maio, estudantes da Emeb Francisca Arruda Fernandes participaram da escolinha de trânsito, com atividades sobre travessia segura, respeito à sinalização e comportamento responsável nas ruas e avenidas.

Uma das ações de destaque foi realizada na segunda-feira, 11 de maio, no cruzamento das ruas Anhanguera e América do Sul, com foco nos motociclistas. Durante a mobilização, foram instaladas 100 antenas anticerol em motocicletas, além da entrega de materiais retrorrefletivos para capacetes e panfletos com orientações de segurança.

A iniciativa voltada aos motociclistas teve como objetivo alertar sobre riscos no trânsito e incentivar práticas preventivas no deslocamento diário. Participaram da ação equipes do Policiamento Rodoviário, ViaRondon, DER/SP, Sperta Motos Araçatuba, Guarda Municipal, Mobilidade Urbana, Detran/SP e Ademir Transportes.

A campanha também promoveu a ação “Acorda Motorista”, realizada na base da Polícia Rodoviária na Rodovia Marechal Rondon, com foco principalmente em caminhoneiros. A atividade ofereceu aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientações sobre os riscos da fadiga ao volante.

Empresas da cidade também receberam palestras educativas durante a programação do Maio Amarelo. Entre os locais atendidos estão Speed Park e Smurfit Westrock, onde foram abordados temas como direção preventiva, infrações recorrentes e comportamento seguro no trânsito.

Outro destaque é a “Rodovia Mirim”, ação educativa destinada a crianças e adolescentes, desenvolvida pela Polícia Rodoviária em parceria com a ViaRondon. A iniciativa trabalha conceitos de segurança viária de forma prática e interativa, incluindo alertas sobre os perigos do cerol, travessia segura e respeito às regras de trânsito.

A programação do Maio Amarelo em Araçatuba segue nas próximas semanas com novas ações em escolas, espaços públicos e vias da cidade. As atividades devem envolver motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, reforçando a importância da responsabilidade compartilhada para a redução de riscos no trânsito.

Compartilhe