Adolescente é apreendido após série de furtos a comércios em Birigui

As investigações apontaram que o adolescente utilizava sempre um modo de agir semelhante.
© PMSP/Divulgação
Compartilhe

Uma ação integrada entre a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Civil resultou, na manhã desta terça-feira (23), na apreensão de um adolescente de 17 anos apontado como responsável por uma sequência de furtos e tentativas de invasão a estabelecimentos comerciais em Birigui. 

De acordo com a Delegacia de Polícia de Birigui, diversos estabelecimentos foram alvos de ações criminosas durante a última semana, principalmente durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã. A frequência dos ataques gerou apreensão entre lojistas, especialmente na região central e bairros próximos.

As investigações apontaram que o adolescente utilizava sempre um modo de agir semelhante. Para dificultar a identificação, ele cobria o rosto com capuz ou camisetas e escolhia horários de pouca movimentação. Nas invasões, utilizava barras de ferro e pedaços de madeira para quebrar portas de vidro, arrombar acessos e até alcançar telhados de imóveis comerciais.

Durante os procedimentos policiais, o jovem confessou que cometia os furtos sob efeito de entorpecentes. Segundo seu relato, os principais alvos eram produtos de fácil revenda, como eletrônicos, cosméticos, cigarros e doces, que posteriormente eram trocados por drogas, principalmente crack.

A apreensão ocorreu após um furto registrado em uma distribuidora de doces localizada na Rua Consolação. Equipes da Polícia Militar iniciaram buscas e, durante o patrulhamento, receberam informações de que o suspeito estaria sobre um telhado na Rua Doutor Demóstenes Guanais Pereira. Um cerco tático foi montado e o adolescente acabou localizado escondido na laje de uma residência, sendo apreendido em flagrante.

Paralelamente, equipes da Guarda Civil Municipal intensificaram o patrulhamento e localizaram um ponto conhecido como “fumódromo”, onde parte dos produtos furtados havia sido escondida. A descoberta possibilitou a recuperação de parte dos objetos subtraídos e contribuiu para o avanço das investigações.

A Polícia Civil realizou os procedimentos de Polícia Judiciária, incluindo coleta de depoimentos, análise de evidências e formalização da ocorrência. Segundo o delegado responsável pelo caso, Eduardo Lima de Paula, o trabalho conjunto entre a Delegacia Sede, o 1º Distrito Policial e o 2º Distrito Policial permitiu relacionar o adolescente a outros quatro furtos registrados nos últimos três dias.

Com base nas provas reunidas, foi lavrado o Auto de Apreensão e elaborado um relatório investigativo detalhado demonstrando a reiteração dos atos infracionais. Diante dos elementos apurados, a autoridade policial representou pela internação provisória do adolescente.

O procedimento foi encaminhado ao Poder Judiciário dentro do prazo legal e agora aguarda manifestação do Ministério Público e decisão da Vara da Infância e da Juventude, que deverá definir sobre a eventual transferência do menor para uma unidade da Fundação CASA. O adolescente permaneceu apreendido.

Compartilhe