Um posto de combustíveis localizado na rua Marcílio Dias, em Araçatuba (SP), foi alvo de mandados de busca e apreensão, na manhã desta quinta-feira, 13, por supostas fraudes contra consumidores. O estabelecimento comercial teve duas bombas lacradas. A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o caso.
A ação foi realizada por policiais civis da 1ª Delegacia de Investigações Gerais e Departamento Estadual de Investigações Criminais (DIG/DEIC), acompanhados de equipes do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-SP) e da Secretaria da Fazenda Estadual. Um mandado de busca e apreensão também foi cumprido em uma residência no município de Mairiporã (SP).
Segundo a polícia, as equipes do Ipem-SP puderam verificar a incidência de irregularidades em duas bombas do posto de combustíveis. Havia presença de componentes eletrônicos diversos dos regulamentares inseridos nas placas dos mecanismos de abastecimento.
Estes componentes foram apreendidos e serão encaminhados para perícia em São Paulo (SP), para verificar eventual ocorrência de fraude contra os consumidores em relação a 12 bicos de inserção de combustível.
As duas bombas, que possuem seis bicos cada, foram lacradas até que seja regularizada a situação administrativa.
Ainda segundo a Polícia Civil, havia um caminhão no posto sem bandeira da rede com os lacres rompidos e que forneceu combustivel para os tanques do comércio. Um saco com inúmeros lacres virgens idênticos aos rompidos foram apreendidos dentro do caminhão.
Dois celulares foram apreendidos no estabelecimento comercial de Araçatuba e serão periciados. Na cidade de Sao Paulo, mais um celular foi apreendido com um investigado.
Foram realizadas autuações administrativas pela Secretaria da Fazenda do Estado e também pelo Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo.