Os eleitores voltam às urnas no ano que vem para, mais uma vez, escolher os seus candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual, nas Eleições Gerais de 2026. Em Araçatuba (SP), a corrida eleitoral já movimenta os bastidores e alguns nomes começam a despontar como pretensos candidatos a deputado estadual e federal. Se todos confirmarem suas candidaturas, o município estará, de novo, fadado a não eleger ninguém, até porque, há políticos locais que já avisaram que farão campanha para os forasteiros com mandatos, de olho nas emendas que poderão enviar para a cidade. Sem contar naqueles que pretendem disputar nas eleições, mas fazendo dobradinhas com candidatos de fora.
Sem representatividade há mais de uma década
Araçatuba e região não elegem um deputado federal desde 2010, quando o ex-prefeito de Mirandópolis (SP) Jorginho Maluly encerrou o seu mandato (2006-2010) na Câmara dos Deputados. Na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o último a ter uma cadeira foi o ex-prefeito Dilador Borges (sem partido), em 2013, ao assumir, como suplente, a vaga de Bruno Covas (in memoriam). Dilador, que deixou o PSDB recentemente, ensaia uma nova candidatura a deputado estadual, após administrar Araçatuba por oito anos.
Político na telinha
Outro político que deve disputar uma vaga na Alesp é o médico Filipe Fornari (PP), dobrando com o já deputado federal Fausto Pinato, do mesmo partido. Fornari concorreu à Prefeitura de Araçatuba em 2024 e ficou em segundo lugar no pleito. Recentemente, iniciou um programa de televisão no TH+ SBT Interior, para falar de saúde, talvez já projetando a sua candidatura para 2026.
Político na telinha 2
O publicitário Joca Maluly (PSB), que também está na nova programação da emissora local do empresário Chaim Zaher, com um programa sobre empreendedorismo, é outro nome que pode ser confirmado como candidato a deputado, mas, neste caso, a federal. Ele já passou por esta experiência em 2022 e não descarta experimentar novamente as urnas, mas está aberto ao diálogo para, quem sabe, fechar consenso em torno de um nome com uma visão de região.
Político na telinha 3
O vereador Ícaro Morales (Cidadania) vem sendo sondado para sair a deputado, mas disse que não tem pretensão, por enquanto. Prefere dedicar-se ao seu primeiro mandato de vereador, conquistado em outubro de 2024. Morales também está na telinha do TH+SBT Interior, com um programa de entretenimento.
Articulação a todo vapor
Da Câmara de Araçatuba, outro nome é o do vereador Luís Boatto (Solidariedade), que sairia a federal. Segundo ele, isso daria condições de dobrar com possíveis nomes da cidade que disputarão uma vaga na Alesp. Por enquanto, ele afirmou que está andando e conversando com vereadores da região e lideranças. Ou seja, as articulações estão a todo vapor.
Liderança de Bolsonaro
Já o vereador araçatubense João Pedro Pugina (PL) disse que só sairá candidato se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) der esta orientação. Caso Bolsonaro o recrute para a missão, afirmou que irá aceitar com o maior prazer, pois suas chances seriam maiores com o apoio do ex-presidente. Aliás, Pugina não nega que já tocaram neste assunto, mas em tom de brincadeira, até então. Atualmente, a pauta conjunta de seu grupo político é o pedido de anistia para os condenados pela participação no chamado 8 de janeiro. Pessoalmente, seu foco é em seu mandato de vereador, cargo para o qual obteve a maior votação em 2024.
De volta
O ex-vereador Cido Saraiva (MDB), que foi candidato a vice-prefeito de Araçatuba com Fornari em 2024, também planeja ser candidato no ano que vem. Sua pretensão é disputar uma vaga na Câmara Federal e, para isso, tem dialogado com lideranças de Araçatuba e região.
YouTuber e humorista
O YouTuber e humorista Netinho Maia (Rede Sustentabilidade), que é suplente do vereador Damião Brito, também pode disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. O nome dele, aliás, é o mais cotado para isso dentro do seu partido.