Ação contra leishmaniose faz troca de coleiras em escolas municipais de Araçatuba

A troca de coleiras e coleta de sangue serão feitas apenas para cães anteriormente cadastrados.
Compartilhe

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba promove a troca de coleiras e coleta de sangue da campanha Fora Leish, neste sábado (12), das 8h às 13h.

A ação será realizada em seis Escolas municipais de Ensino Básico (Emebs): Sérgio Esgalha, Prof. Joaquim Dibo, Profª. Maria Adelaide, Prof. José Machado Neto, Leão Nogueira Filho e Maria Mercedes Cassiolato de Souza.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Priscila Cestaro, a ação faz parte do segundo ciclo da Fora Leish, iniciado em março deste ano.

As atividades incluem o encoleiramento e o inquérito canino, que consiste na identificação da doença em cães por meio de exames laboratoriais.

Cadastrados

A troca de coleiras e coleta de sangue serão feitas apenas para cães anteriormente cadastrados, cujos tutores podem ir às escolas relacionadas e receberem as novas coleiras para seus pets.

Não haverá novos cadastramentos de cães neste fim de semana.

Segundo Priscila, em 2024, a meta da Secretaria de Saúde para o primeiro ciclo da Fora Leish era de encoleirar 16 mil cães, mas a expectativa foi superada, atingindo aproximados 22 mil. Ela revelou que o total de coleiras entregues nos dois ciclos foi de 27.973 unidades.

A campanha Fora Leish tem como objetivo prevenir e controlar a propagação da leishmaniose visceral. A parceria entre comunidade e autoridades sanitárias é fundamental para alcançar resultados positivos.

Compartilhe