A Transportes Urbanos Araçatuba (TUA) comunicou à Prefeitura a suspensão dos serviços de transporte coletivo no município entre a Sexta-Feira Santa, 18 de abril, e a segunda-feira, 21, feriado de Tiradentes. A alegação da empresa é falta de recursos para a compra de insumos, como óleo diesel, devido à demora na aprovação da subvenção de R$ 450 mil à empresa.
Diante da crise que pode deixar a população sem transporte público nestes quatro dias, o vereador Damião Brito (Rede Sustentabilidade) decidiu ajuizar uma ação na Justiça, com pedido de liminar, na tentativa de impedir que o serviço seja paralisado.
Em nota, a TUA informa que está efetuando o pagamento dos 50% restantes dos salários de seus colaboradores até esta quinta-feira, 17, conforme acordado com o sindicato da categoria.
Em assembleia realizada na segunda-feira, 14, os motoristas da empresa ameaçaram cruzar os braços caso os salários de março, que deveriam ter sido pagos no quinto dia útil de abril, não fossem pagos em 72 horas.
A empresa alega que houve comprometimento de seu fluxo de caixa, ficando sem receita suficiente para a compra de insumos, óleo diesel e pagamento de compromissos firmados com outros fornecedores.
A TUA também citou a indefinição quanto à aprovação e pagamento da subvenção econômica como preponderantes para suspender o serviço e, em nota enviada à imprensa, informou que apresentou à Prefeitura um Plano Operacional em que informa a prioridade do atendimento ao público nesta quarta, 16, e quinta-feira, 17, retornando as atividades na próxima terça-feira, 22.
Leia a nota da TUA na íntegra:
“A TUA – TRANSPORTES URBANOS ARAÇATUBA, em respeito aos seus colaboradores e no intuito de manter a transparência, INFORMA que está efetuando o pagamento dos 50% restantes dos salários de seus colaboradores, os quais serão quitados até Quinta-Feira, data limite acordada, entre a Empresa o Sindicato dos Condutores de Araçatuba.
Todavia, face a indefinição quanto a aprovação e pagamento da subvenção econômica, anteriormente noticiada pela Municipalidade,
INFORMAMOS que, face o comprometimento do fluxo de caixa, ficamos sem receita suficiente para a compra de insumos, óleo diesel e pagamento de compromissos firmados com outros fornecedores, portanto, para que a prestação dos serviços não seja, totalmente, paralisada, e em respeito aos usuários do transporte coletivo em Araçatuba, apresentamos à Administração Municipal um Plano Operacional no qual priorizaremos o atendimento ao público nos dias 16 e 17 de abril (dias úteis), retornando nossas atividades somente no dia 22 de abril (próxima terça-feira), esclarecendo que não haverá expediente nos dias 18, 19, 20 e 21.
Agradecemos à compreensão de todos.
Araçatuba, 15 de abril de 2025.
Diretoria – TUA Transportes Urbanos Araçatuba