Zanatta chama vereadores para reunião sobre subvenção econômica à TUA

Encontro será no gabinete do prefeito, na manhã desta quinta-feira, 17, após a TUA anunciar paralisação do transporte no feriadão.
O prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta (PL)
Compartilhe

O prefeito de Araçatuba (SP), Lucas Zanatta (PL), chamou os 15 vereadores para uma reunião sobre a subvenção econômica à empresa Transportes Urbanos Araçatuba (TUA). O encontro será realizado em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira, 17.

O convite foi encaminhado via WhatsApp pelo secretário municipal de Governo, Marcelo Teixeira, em nome de Zanatta, um dia após a TUA comunicar a paralisação do transporte entre a sexta-feira, 18 de abril, e a segunda-feira, 21.

A alegação da empresa é falta de recursos para a compra de insumos, como óleo diesel, devido à demora na aprovação da subvenção de R$ 450 mil à empresa.

O projeto que prevê o subsídio começou a tramitar na Câmara na semana passada, mas não houve pedido de urgência para a votação, por isso a matéria só será votada na próxima terça-feira, 22 de abril. Devido ao feriado de Tiradentes, na segunda, a sessão ordinária será realizada no dia seguinte.

Diante da crise que pode deixar a população sem transporte público nestes quatro dias, o vereador Damião Brito (Rede Sustentabilidade) decidiu ajuizar uma ação na Justiça, com pedido de liminar, na tentativa de impedir que o serviço seja paralisado.

Pagamento dos salários

Em nota, a TUA informa que está efetuando o pagamento dos 50% restantes dos salários de seus colaboradores até esta quinta-feira, 17, conforme acordado com o sindicato da categoria.

Em assembleia realizada na segunda-feira, 14, os motoristas da empresa ameaçaram cruzar os braços caso os salários de março, que deveriam ter sido pagos no quinto dia útil de abril, não fossem pagos em 72 horas.

Fluxo de Caixa

A empresa alega que houve comprometimento de seu fluxo de caixa, ficando sem receita suficiente para a compra de insumos, óleo diesel e pagamento de compromissos firmados com outros fornecedores.

A TUA também citou a indefinição quanto à aprovação e pagamento da subvenção econômica como preponderantes para suspender o serviço e, em nota enviada à imprensa, informou que apresentou à Prefeitura um Plano Operacional em que informa a prioridade do atendimento ao público nesta quarta, 16, e quinta-feira, 17, retornando as atividades na próxima terça-feira, 22.

Leia mais:

TUA confirma que pagará salários atrasados, mas não descarta paralisação

TUA comunica suspensão do transporte de sexta a segunda; vereador vai à Justiça

Compartilhe