A empresa Transportes Urbanos Araçatuba (TUA) decidiu manter o transporte público em funcionamento neste sábado, 19 de abril, e também na segunda-feira, 21, feriado de Tiradentes. O serviço não irá funcionar nesta Sexta-feira Santa, 18, e no domingo de Páscoa, 20.
O anúncio foi feito nesta manhã pelo prefeito Lucas Zanatta (PL), que se reuniu com vereadores em seu gabinete para debater o assunto. “Entramos em contato agora com a empresa e tivemos a confirmação de que no sábado e na segunda-feira o transporte público vai rodar”, afirmou o chefe do Executivo.
Participaram da reunião com o prefeito os vereadores Fernando Fabris e João Pedro Pugina (PL), Hideto Honda e Gilberto Batata Mantovani (PSD), João Moreira (PP), Denilson Pichitelli e Carlinhos do Terceiro (Republicanos) e Rodrigo Atayde (PRTB).
Zanatta disse que a votação (e aprovação) do projeto que prevê o repasse da subvenção econômica de R$ 450 mil à TUA é importante para que se tenha um prazo necessário para estudar um projeto real de transporte público. A matéria, de autoria do Executivo, está na pauta da 12ª sessão ordinária do ano, a ser realizada na próxima terça-feira, 22.
“Sabemos de todas as dificuldades, mas precisamos deste tempo para poder reavaliar o contrato e, provavelmente, fazer uma nova licitação, uma mudança. Nós sabemos que, devido à pandemia e posteriormente a isso, hoje o transporte público precisa ser financiado, mas a melhoria é extremamente necessária, é necessário que se melhore o padrão de atendimento, mas precisamos reavaliar o contrato e precisamos desse prazo”, argumentou.
O prefeito disse ainda que, a votação do projeto, sendo favorável, garantirá um prazo até o final do ano para que a Câmara, junto com a Prefeitura, façam estudos, realizem audiência pública e criem uma comissão de análise para sanar de vez o problema.
A TUA havia anunciado, na noite de terça-feira, a suspensão do transporte público no período de 18 a 21 de abril, devido à demora na aprovação da subvenção e falta de recursos para a aquisição de insumos, como óleo diesel, para manter as suas operações.
Nessa quarta-feira, 16, o vereador Damião Brito (Rede Sustentabilidade) ingressou com uma ação popular contra a TUA, na tentativa de evitar a paralisação do transporte público. A Justiça ainda não proferiu sua decisão.