Paciente de 62 anos tem órgãos captados na Santa Casa de Araçatuba

É a terceira captação de órgãos no ano no hospital. Cinco pessoas que estão na fila de espera por transplantes serão beneficiadas.
Compartilhe

Uma paciente de 62 anos, que estava internada na Santa Casa de Araçatuba desde (SP) o dia 11 de abril e com morte cerebral constatada nesse sábado, 19, teve fígado, rins e córneas captados neste domingo, 20, por equipes de hospital especializado em transplantes, de Ribeirão Preto (SP).

De acordo com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), a paciente deu entrada no hospital em quadro grave de traumatismo craniano encefálico, que não foi revertido, apesar do tratamento intensivo realizado pelas equipes que a atenderam.

Após a realização dos exames do protocolo de investigação de morte encefálica, o óbito foi constatado às 10h40 do sábado. Informados sobre a possibilidade de doação dos órgãos, os familiares concordaram.

Foi a terceira captação do ano. Os procedimentos foram coordenados por integrantes da CIHDOTT, que também atuou na retirada das córneas, através do enfermeiro Matheus Tonon.

A Comissão informa que cinco pessoas que estão na fila de espera por transplantes, serão beneficiadas pelos órgãos captados.

Os integrantes da CIHDOTT afirmaram que “a extensão desse benefício eleva ainda mais o gesto de amor e solidariedade dos familiares da paciente, aos quais externamos a gratidão em nome das pessoas que receberão os órgãos doados e reiteremos nossos sentimentos aos familiares”.

Compartilhe