Estelionatário usa biometria facial para aplicar golpe em idoso

Golpista alegou ressarcimento de seguro e induziu a vítima a realizar reconhecimento facial.
© Joédson Alves/Agência Brasil
Compartilhe

Um aposentado de 73 anos foi vítima de um golpe de estelionato na manhã de terça-feira (22), em Araçatuba (SP). O caso foi registrado na delegacia após o idoso descobrir que um empréstimo consignado havia sido feito em seu nome, sem sua autorização, utilizando dados e biometria facial.

Segundo o boletim de ocorrência, o idoso recebeu uma ligação. O interlocutor se apresentou como representante de uma empresa chamada “Comercial Assessoria”, que supostamente estaria vinculada à Caixa Econômica Federal. Na conversa, o golpista afirmou que o aposentado vinha pagando, sem saber, um seguro irregular, e que teria direito a um valor de ressarcimento.

Para liberar o suposto crédito, o homem foi orientado a seguir alguns passos, entre eles a realização de uma biometria facial — o que ele fez, acreditando se tratar de um procedimento oficial. Após isso, recebeu por mensagem um boleto, com a orientação de realizar o pagamento para finalização do processo.

Desconfiado, antes de efetuar qualquer pagamento, o idoso procurou seu filho e relatou o ocorrido. Os dois então se dirigiram até uma agência da Caixa Econômica Federal, na Praça Rui Barbosa, onde a gerente confirmou que havia sido contratado um empréstimo consignado em nome do aposentado, junto ao Banco do Paraná, sem a sua autorização.

O valor do empréstimo, segundo os relatos, parece corresponder ao valor indicado no boleto enviado pelo golpista. A vítima informou que ainda aguardava a apuração completa junto ao banco para confirmar o valor total da transação fraudulenta. O caso foi registrado como estelionato e será investigado pela Polícia Civil.

Compartilhe