Vereador Boatto denuncia racismo na Sosp

O vereador do Solidariedade disse que o caso envolve um servidor municipal e precisa ser apurado pela administração municipal.
Picture of Alessandra Nogueira

Alessandra Nogueira

Alessandra Nogueira é jornalista e colunista do Radar 18.

Vereador Boatto denuncia racismo na Sosp

O vereador do Solidariedade disse que o caso envolve um servidor municipal e precisa ser apurado pela administração municipal.
Compartilhe

O vereador Luís Boatto (Solidariedade) fez uma denúncia de racismo que teria ocorrido na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp), na semana passada, contra um reeducando do Centro de Ressocialização (CR) que prestava serviços para a pasta. A denúncia foi feita durante a 14ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Araçatuba (SP), realizada nessa segunda-feira, 6.

Racismo 2

O racismo teria sido praticado por um servidor efetivo que tem função gratificada na Secretaria. Conforme Boatto, o funcionário teria dito ao reeducando, que é negro: “Você está fazendo serviço de preto”. O caso foi tornado público durante a sessão e passado à administração municipal. Agora, deverá ser levado à Corregedoria da Prefeitura, para averiguação.

Fiscalização

Outro assunto que deu o que falar foi o requerimento de informações a respeito da fiscalização conjunta realizada pela Polícia Militar, Guarda Civil Municipal de Araçatuba e equipe de Fiscais de Postura da Secretaria Municipal de Planejamento. O tema, também levado à Câmara pelo vereador Boatto, rendeu discussões a respeito dos critérios para a escolha dos estabelecimentos fiscalizados.

Fiscalização 2

Para o vereador, todos os comerciantes devem ser tratados com igualdade, grandes e pequenos. Ele disse que há muitos outros estabelecimentos que colocam mesas e cadeiras nas ruas e calçadas, mas nunca foram fiscalizados, por isso decidiu fazer o questionamento à Prefeitura.

Deputado visita Araçatuba

O deputado federal Vinícius Carvalho (Republicanos) estará na região de Araçatuba na próxima sexta-feira, 9. Ele será recepcionado pelo vereador Damião Brito (Rede Sustentabilidade) e cumprirá uma extensa agenda, que começa em Birigui, onde se encontrará com a prefeita Samanta Borini (PSD). Também na capital do calçado infantil, o deputado dará entrevista a uma rádio.

Deputado visita Araçatuba 2

Na sequência, Vinícius Carvalho irá almoçar com um empresário da cidade e depois terá uma sequência de visitas e reuniões, no Benedita Fernandes, Ritinha Prates e Clube de Tiro e Caça de Araçatuba. Também irá se encontrar com os secretários municipais Mauro Yamanoi (esportes) e Daniel Martins Ferreira Júnior (saúde)

Pedido de recursos

O vereador Damião Brito disse que vai aproveitar a vinda do deputado para pedir recursos destinados à Santa Casa local. Ele também irá solicitar apoio para a instalação de uma casa de apoio, em Barretos (SP), para pacientes de Araçatuba que buscam tratamento naquela cidade.

Compartilhe