Idosa centenária, dona Ció é homenageada na Câmara de Araçatuba

Marcionília da Cruz Pereira, a dona Ció, recebeu a Medalha Centenária durante a 15ª sessão ordinária do Legislativo araçatubense.
Dona Ció completou cem anos no dia 16 de janeiro deste ano - Foto: Reprodução
Compartilhe

A idosa Marcionília da Cruz Pereira, a dona Ció, que completou cem anos em janeiro deste ano, recebeu a Medalha Centenária da Câmara Municipal de Araçatuba (SP), durante a 15ª sessão ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira, 12.

A homenagem é de autoria da presidente da Casa, vereadora Edna Flor (Podemos). A medalha homenageia os idosos que tenham completado cem anos e residentes em Araçatuba.

Dona Ció nasceu em 16 de janeiro de 1925, no município de Urandi, sertão baiano. De lá, guarda as brincadeiras de infância e dos próprios brinquedos que fabricava, como as bonecas de milho.

Ainda menina, veio morar na região de Araçatuba ainda menina, em busca de melhores condições de vida. Lavava roupas no rio a duas léguas de distância de onde morava e ainda aprendeu a fazer cerca de garrancho com seu pai. Também ajudou na construção da casa para a família.

Aos 22 anos, casou-se com José Pereira Sobrinho, com quem teve os filhos Diva, Laíde e Casimiro, além de nove netos e 12 bisnetos. Mesmo sem estudar, proporcionou estudo a todos os filhos.

Em 11 de setembro de 1944, foi batizada na Igreja Batista de Itatinga (SP). É membro fundadora da igreja Batista do bairro Planalto, em Araçatuba, que completa 33 nos de existência.

Saúde e disposição invejáveis

Aos cem anos, dona Ció possui saúde e disposição invejáveis. Acorda cedo, prepara seu próprio café, ora diariamente e realiza suas tarefas tranquilamente, além de frequentar aulas de hidroginástica.

Moradora do Roseli, ainda participa dos cultos religiosos e prepara a ceia do Senhor aos fiéis mensalmente.

Compartilhe