Torcida da AEA publica nota contra show em gramado do estádio Adhemar de Barros

Os torcedores argumentam que o estádio é um espaço esportivo e o gramado pode ser gravemente danificado com a realização do show de pagode.
Compartilhe

Um show de pagode com os cantores Thiaguinho e Belo, no próximo dia 12 de julho, no Estádio Municipal Dr. Adhemar de Barros, em Araçatuba (SP), provocou insatisfação e preocupação nos integrantes da Torcida Piratas Canarinho, da Associação Esportiva Araçatuba (AEA).

Os torcedores argumentam que o estádio é um espaço esportivo e o gramado pode ser gravemente danificado por ser uma estrutura que não foi feita para eventos como shows de pagode.

A preocupação maior é que, em julho, a AEA estará disputando a Copa Paulista, competição que terá início em 15 de junho e final em 12 de outubro de 2025. O time retorna ao tradicional torneio estadual após 20 anos de ausência.

“O campo precisa estar em perfeitas condições. O estádio é público, mas também é o patrimônio da comunidade esportiva. Vamos cobrar responsabilidade e fiscalizar as condições do gramado após o evento”, afirma o presidente da torcida Piratas Canarinho, Michael Luís Correia.

Correia também publicou uma nota nas redes sociais da AEA, que pode ser lida na íntegra, abaixo. Conforme ele, a Federação Paulista de Futebol (FPF) está muito rigorosa em relação aos gramados.

“Tanto que a Matonense e o Colorado Caieiras tiveram que mandar jogos em outros locais, porque seus campos não estavam apropriados para os padrões da Federação”, disse o presidente da Piratas Canarinhos.

Ele argumenta que, caso haja danos ao gramado do Adhemarzão e a FPF barre o mando de jogos no local, a AEA terá de jogar fora da cidade, o que prejudica a participação da torcida e ainda vai gerar gastos ao time, que terá de pagar aluguel de estádio.

Na Câmara

O vereador Luís Boatto (Solidariedade) levou o assunto à Câmara de Araçatuba, durante a 15ª sessão ordinária, realizada nessa segunda-feira, 12 de maio.

Ele lembrou que, no início dos anos 2000, na gestão do então prefeito Jorge Maluly Netto (in memoriam), foi realizado um show da cantora Ivete Sangalo e o resultado foi desastroso para o estádio.

Na ocasião, o gramado ficou danificado, assim como a pista de atletismo do espaço, cujas placas de borrachas se soltaram, prejudicando atletas e público em geral que frequentava o espaço.

Para Boatto, a autorização para o show no estádio deveria ser repensada. “Com certeza, esse evento vai danificar o gramado. E a grama é natural, vai levar muito tempo para se recuperar”, argumentou.

Outro lado

Em resposta a uma publicação da torcida da AEA nas redes sociais, o secretário de Esportes Mário Yamanoi escreveu que o pré-contrato do show foi assinado em março deste ano e que o evento foi agendado para julho por conta do Campeonato Paulista da Série A4, que a AEA disputou até o mês passado.

“Não sabíamos que o time entraria em outra competição”, disse o secretário, afirmando que, até o momento, não recebeu o ofício solicitando o campo e informando a participação da AEA no campeonato.

Ainda segundo Yamanoi, o show está sendo realizado com as mesmas estruturas de grandes shows, incluindo o Allianz. E, além disso, o show é, de acordo com ele, o único recurso financeiro que a Secretaria de Esportes tem para fazer as obras da Geral, para a liberação em 2026.

“A paixão de vocês pelo time é a mesma que a nossa”, afirmou o secretário, destacando que está prevista em contrato reparação, caso haja danos no gramado.

Comunicado após classificação

Sobre não ter enviado ofício comunicando a participação da AEA na Copa Paulista, o presidente da torcida disse que o time só soube que poderia competir o torneio após a sua classificação entre os oitos primeiros no Campeonato Paulista da Série A4. “Não tinha como avisar antes”, argumentou.

Nota de Insatisfação – Piratas Canarinhos

“A torcida Piratas Canarinhos vem a público manifestar sua insatisfação com o show de pagode marcado para 12 de julho, no Estádio Ademar de Barros, em Araçatuba.

Não somos contra o pagode nem contra eventos culturais: futebol e samba fazem parte da nossa identidade. Mas o estádio é um espaço esportivo, e o gramado pode ser gravemente danificado por uma estrutura que não foi feita para esse tipo de evento.

O alerta é urgente: nessa mesma época, a Associação Esportiva Araçatuba estará disputando a Copa Paulista, e o campo precisa estar em perfeitas condições.

O estádio é público, mas também é o patrimônio da comunidade esportiva. Vamos cobrar responsabilidade e fiscalizar as condições do gramado após o evento.

Cultura e esporte devem andar juntos – mas com respeito e bom senso.

Piratas Canarinhos – movidos pela paixão.”

Compartilhe