Festa de Santa Rita de Cássia deve reunir mais de 5 mil fiéis em Araçatuba

Evento será realizado de 19 a 22 de maio.
Compartilhe

A tradicional Festa de Santa Rita de Cássia e o tríduo em devoção àquela que é considerada a Santa das Causas Impossíveis, deve reunir mais de 5 mil fiéis, entre os dias 19 e 22 de maio, na paróquia localizada na rua Gonçalves Ledo, 444, bairro São Joaquim, em Araçatuba (SP).

As celebrações do tríduo serão realizadas nos dias 19, 20 e 21, sempre às 20h. No primeiro dia, a missa será celebrada pelo padre Rodolfo, da Paróquia Sagrada Família, de Penápolis (SP).

Nos dias 20 e 21 de maio, as celebrações serão dos padres Rodney (Paróquia Imaculado Coração de Maria, de Araçatuba) e Breno (Paróquia São Francisco de Assis, de Lins), respectivamente.

Rosas, procissão e missa

Na quinta-feira, 22, Dia de Santa Rita, a igreja ficará aberta durante todo o dia para visitação e venda de 4 mil rosas (cada uma custa R$ 6,00). Às 19h30, será realizada uma procissão e, logo após, uma missa campal, celebradas pelos padres Roberto e Fernando.

São esperadas cerca de 4 mil pessoas para a procissão e a missa campal, segundo os organizadores. Para cada dia do tríduo, a expectativa é da participação de 500 fiéis.

Todos os dias, de 19 a 22 de maio, haverá praça de alimentação em frente à igreja. Serão comercializados pastéis de carne e queijo; enrolado de presunto e queijo; espeto de carne e cachorro-quente, além de refrigerante, suco e água, sempre a partir das 20h.

Quem foi Santa Rita

Santa Rita nasceu em Roccaporena, Itália, no ano de 1381, como Margherita Lotti, mas recebeu o apelido de Rita. Foi uma mulher simples, humilde e sempre voltada para as coisas de Deus.

Ao longo de sua vida, experimentou muito sofrimento com o marido infiel, que morreu assassinado após 18 anos de casamento. Tempos depois, perdeu os dois filhos para uma doença incurável.

Sozinha, decidiu entrar para um convento, mas encontrou resistência, pois já havia sido casada e com filhos. Graças à sua persistência, conseguiu ser aceita no mosteiro Agostiniano, em Cássia.

No convento, era constantemente flagelada, vivia a pão e água e trabalhava mais que as demais noviças. Foi obrigada a regar um galho seco de madeira para que fosse comprovada a sua vocação. Após alguns meses, o galho se transformou em uma videira com grandes cachos de uvas.

Santa Rita de Cássia também recebeu um estigma em sua testa, enquanto rezava e meditava sobre a Paixão de Cristo.

Festa altera trânsito no entorno da igreja

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Araçatuba informou que haverá interdições de vias no entorno da Igreja Santa Rita a partir de segunda-feira, 19, devido às celebrações da padroeira.

Nos dias 19 e 20, as interdições serão parciais, a partir das 16h, na Rua Gonçalves Ledo, em frente à igreja. Na quarta-feira. 21, a interdição será ampliada a partir das 8h, estendendo-se até a Rua Barão do Triunfo, para a montagem das estruturas do evento.

Já na quinta-feira, 22, e na sexta, 23, o bloqueio será total em diversos trechos: Rua Gonçalves Ledo com Saldanha Marinho, Praça São Joaquim com Rubião Júnior, Rua José de Alencar e Rua Barão do Triunfo. A parte superior da Praça São Joaquim permanecerá liberada para o tráfego.

A Prefeitura orienta condutores e pedestres a redobrarem a atenção ao trafegar pela região, respeitando as sinalizações e instruções dos agentes de trânsito. A colaboração da população é essencial para garantir a segurança e o bom andamento da programação religiosa.

Compartilhe