Vereador propõe médico nas escolas municipais de Araçatuba para prevenção de doenças

Objetivo é fazer avaliações de peso e altura, além de realizar testes de acuidade visual e conferir a carteira de vacinação dos alunos.
O vereador Luciano Perdigão (PSD), que é médico, é o autor do projeto - Foto: Angelo Cardoso/Câmara de Araçatuba
Compartilhe

O atendimento médico em todas as escolas de educação básica e fundamental da rede municipal de ensino de Araçatuba (SP) é o que prevê projeto de lei nº 47/2025, que será votado na 16ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Araçatuba (SP), a ser realizada na próxima segunda-feira, 19 de maio.

A matéria é de autoria do vereador Luciano Perdigão (PSD) e institui o “Pograma Médico nas Escolas Municipais”. O parlamentar, que é médico, afirma que o objetivo é o de prevenir doenças infantis por meio de atendimento médico nas unidades escolares do município.

De acordo com o projeto, o programa deverá contar com um médico pediatra e outros profissionais da área da saúde, que deverão realizar avaliações nutricionais, de peso e de altura, além de atualização de vacinas e testes de acuidade visual nos alunos.

Além disso, os profissionais deverão fornecer orientações preventivas sobre diversas doenças aos professores e monitores das creches, que poderão posteriormente repassá-las aos pais.

Ainda de acordo com a propositura, os atendimentos ocorrerão em datas específicas, previamente comunicadas à direção das escolas e creches a serem visitadas, divulgando-se as informações nos murais das escolas e demais órgãos públicos, garantindo ampla publicidade do evento.

Desenvolvimento Escolar

O autor do projeto afirma que o “Programa Médico nas Escolas” irá contribuir para o desenvolvimento escolar das crianças. “Problemas visuais, psicológicos ou do espectro intelectual poderão ser identificados precocemente e encaminhados para atendimento especializado”, afirmou, na justificativa anexa à matéria.

O projeto será discutido e votado em discussão única, na próxima segunda-feira. Para ser aprovado, precisa apenas de maioria simples, ou seja, de 8 votos, considerando que os 15 vereadores estejam presentes na sessão da Câmara de Araçatuba.

Compartilhe