O Sesc Birigui apresenta o Espetáculo Kamikaze uma obra teatral criada da parceria entre Companhia Hecatombe, de Rio Preto e o Grupo Clowns de Shakespeare de Natal, com direção de Fernando Yamamoto. A apresentação integra a programação do Sesc em Araçatuba e será apresentado no Teatro Castro Alves, às 20h, os ingressos já estão disponíveis para retirada pelo Portal e Aplicativo Sesc SP; programação gratuita.
O espetáculo revisita fatos históricos do passado e do presente, convocando o público, com humor e crítica, a refletir sobre reincidências nocivas de determinados costumes, comportamentos e ações. A obra também lança luz sobre as questões da racialidade, trazendo à tona discussões ainda pouco exploradas no debate social contemporâneo.
Sobre o Texto
Em cena, o ator Homero Kaneko propõe um encontro com seus antepassados, produzindo diálogos com a plateia que misturam passado e presente. Através de suas lembranças familiares, contextos como os da Segunda Guerra Mundial, da imigração japonesa para o Brasil, das discussões sobre a Amarelitude, entre outros, são trazidos à reflexão.
Kami (Deus) e Kaze (vento), que significa “vento divino”, evoca a força espiritual que o Japão invocou em um de seus momentos mais sombrios. Isolado na guerra após a derrota de seus aliados fascistas e nazistas, o país lançou mão de um plano extremo: enviar jovens pilotos em aviões carregados de explosivos para realizar ataques suicidas contra o inimigo.
A partir da fotografia de seu bisavô aviador, Homero mergulha nas contradições da figura do kamikaze, símbolo de honra e sacrifício, mas também de manipulação e obediência cega. A imagem pessoal se torna ponto de partida para questionar os alicerces do ideal divino e, sobretudo, o sentido bélico que molda rapazes desde a infância, imersos em uma cultura marcada pela estética e doutrina militar.
Grupo Clowns de Sheakspeare
Fundado em 1993, o grupo Clowns de Shakespeare desenvolve uma consistente pesquisa teatral voltada à presença cênica do ator, à musicalidade do corpo e ao teatro popular, sempre de forma colaborativa. Com espetáculos como Muito Barulho por Quase Nada, Sua Incelença, Ricardo II e Abrazo, o grupo já se apresentou nos principais festivais do Brasil e em eventos internacionais de destaque, como Santiago a Mil (Chile), FIT Cádiz (Espanha) e FITEI (Portugal). Na última década, intensificou suas investigações sobre a América Latina, realizando parcerias com outros coletivos do continente, como no projeto Boi Galado Vagamundo. Desde 2015, promove em Natal o Laboratório da Cena, encontro anual que reúne artistas latino-americanos para um processo imersivo de criação e formação.
Sobre a Cia. Hecatombe
Sediada em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a Companhia Hecatombe é dedicada ao estudo do neogrotesco em suas criações cênicas. Entre seus trabalhos de maior destaque estão os espetáculos Orégano (2009), Cheiro de Carne (2012), Crise de Gente (2016) e Vermelhinhos (2018), todos contemplados pelo Programa de Ação Cultural (ProAC). Ao longo de sua trajetória, a companhia participou de diversos festivais pelo Brasil, como o Festival Latino-Americano de Foz do Iguaçu (PR), o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (SP), o Janeiro Brasileiro da Comédia (SP), o Festival Nacional de Juiz de Fora (MG), o FestFIC (RJ), entre outros.
Serviço
- ESPETÁCULO
- Kamikaze
- Com Companhia Hecatombe (SP) e Grupo Clowns de Shakespeare (RN)
- Dia 22/5. Quinta, 20h.
- Teatro Municipal Castro Alves em Araçatuba.
- Grátis. Ingressos no Portal e Aplicativo Sesc SP.
- Todas as idades.