Faixas elevadas para pedestres podem se tornar obrigatórias em Araçatuba

Projeto de lei propõe a instalação destes equipamentos em pontos estratégicos, como escolas, hospitais, shoppings e supermercados.
Imagem ilustrativa
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A segurança dos pedestres em áreas de grande movimento de Araçatuba (SP) estará em pauta na Câmara Municipal na próxima segunda-feira, 2 de junho. Durante a 18ª sessão ordinária do ano, os vereadores discutirão e votarão o Projeto de Lei nº 43/2025, de autoria do vereador Damião Brito (Rede Sustentabilidade), que propõe a instalação obrigatória de faixas elevadas para travessia em pontos estratégicos da cidade.

A proposta determina que as faixas elevadas sejam implementadas próximas a estabelecimentos de ensino (públicos e privados), hospitais, shopping centers, supermercados e outros locais que concentrem grande fluxo de pessoas.

O projeto especifica que essas estruturas devem estar no mesmo nível da calçada, construídas com material adequado ao tráfego de veículos e devidamente sinalizadas, seguindo as normas da Resolução nº 738/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Na justificativa do projeto, o vereador Damião Brito argumenta que as faixas elevadas são mais eficazes que as tradicionais (pintadas no solo) para garantir a segurança dos pedestres, pois obrigam os motoristas a reduzir a velocidade.

Menor risco de atropelamentos

Ele ressalta que a medida visa diminuir o risco de atropelamentos, especialmente em trechos críticos, e criar o hábito de dar preferência ao pedestre. Além disso, o projeto destaca o benefício para a acessibilidade, facilitando a travessia de cadeirantes, que não precisariam descer o meio-fio.

Brito também aborda a legalidade da proposta, citando uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) na Reclamação nº 65.385, que reconheceu a autonomia municipal para legislar sobre a instalação de faixas de pedestres, reforçando o interesse local na promoção da mobilidade urbana e segurança no trânsito.

“Muito mais importante que a fluidez da via é a segurança do pedestre, que deve sempre ter preferência”, afirma o vereador na justificativa.

Se aprovada, a lei concederá à administração municipal um prazo de 12 meses para se adequar às novas exigências, implementando as faixas elevadas nos locais especificados.

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