A Câmara Municipal de Araçatuba (SP) concedeu, nesta segunda-feira, 30 de junho, um voto de aplauso à administradora hospitalar e educadora em saúde Marilena Fugiko Ninomiya, em reconhecimento à sua trajetória e aos relevantes serviços prestados no município e região.
A homenagem, de autoria dos vereadores Ícaro Morales (Cidadania), Edna Flor (Podemos) e Hideto Honda (PSD), destaca a dedicação, competência e sensibilidade da profissional ao longo de sua carreira.
Com uma sólida formação acadêmica, Marilena Fugiko Ninomiya é graduada em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araçatuba, e possui especializações em Educação em Saúde Pública (USP), Responsabilidade Social (USP) e Administração Hospitalar (Universidade de Ribeirão Preto).
Sua extensa e bem-sucedida carreira na saúde pública inclui atuação no Departamento Regional de Saúde de Araçatuba, na Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Saúde do Trabalhador, onde prestou assessoria a 43 municípios.
Durante esse período, Marilena colaborou efetivamente para a edição de uma cartilha educativa voltada para mulheres cortadoras de cana, iniciativa que resultou na diminuição do índice de infecção urinária dessas trabalhadoras e subsidiou a inclusão de banheiros nas convenções coletivas de trabalho da categoria.
SUS e “Mãe Canguru”
Marilena também desempenhou um importante papel na Secretaria Municipal de Saúde, participando ativamente da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) e atuando com eficiência no então Programa de Saúde da Família (PSF), que abrangia as zonas urbana e rural do município, incluindo serviços de saúde bucal. Um dos frutos mais significativos dessa fase foi a redução da mortalidade infantil em 10 pontos percentuais em Araçatuba.
Sua expertise a levou a atuar no Ministério da Saúde e na Fundação Orsa, onde contribuiu para a implementação do Método Mãe Canguru, uma metodologia de atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso, hoje reconhecida pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
Recentemente, Marilena Fugiko Ninomiya encerrou suas atividades como administradora hospitalar da Unimed Araçatuba, onde atuou por 17 anos, sendo incentivadora de diversos projetos, incluindo aqueles relacionados à sustentabilidade.
Em sua despedida, o hospital expressou reconhecimento à sua dedicação, competência, sensibilidade e profissionalismo.