Araçatuba tem aumento de 33% na abertura de empresas no setor de tecnologia em 2025

Segmento gerou 58 empregos no município nos cinco primeiros meses do ano, um aumento de 31% em comparação ao mesmo período de 2024.
Foto: Divulgação/Finep
Compartilhe

Araçatuba (SP) registrou a abertura de 17 empresas de tecnologia da informação, um crescimento de 33,3% em comparação ao mesmo período de 2024. Deste total, 94% são microempresas, com atuação em desenvolvimento de softwares, suporte técnico e manutenção em TI.

As empresas se instalaram em diferentes regiões da cidade: Centro, Água Branca 3; Boa Vista; Chácaras Califórnia; Concórdia 2; Guanabara; Jardim Nova Iorque e Jardim Sumaré

Com a abertura dos novos negócios e a atuação dos já existentes, o setor registrou a criação de 58 empregos formais nos cinco primeiros meses de 2025, o que representa uma alta de 31,8% em relação ao mesmo intervalo do ano passado.

A maior parte das vagas veio de empresas de consultoria em tecnologia da informação, com saldo positivo de 17 empregos, além de suporte técnico (15), softwares customizáveis (23) e desenvolvimento sob encomenda (3).

Os dados são da Receita Federal e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e mostram que o município vem se firmando com um dos principais polos de tecnologia do Interior Paulista, com a atração de empresas na área e consequente geração de empregos.

Inovação

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo, o movimento reflete um ambiente propício à inovação, impulsionado por ações de fomento ao empreendedorismo, qualificação de profissionais e fortalecimento da economia digital.

O titular da pasta, Alencar Sader, lembra que Araçatuba já conta com seu Centro Tecnológico e mantém ativo o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Também estamos avançando com a Lei Municipal de Inovação e buscando o reconhecimento oficial de Araçatuba como uma Cadeia Produtiva Local de TI e Bioenergia”, completou.

O prefeito Lucas Zanatta (PL) destaca que os resultados confirmam a efetividade das políticas públicas voltadas ao setor. “Estamos fortalecendo um ecossistema tecnológico inclusivo, competitivo e sustentável. O crescimento de empresas, a geração de empregos e a valorização de talentos mostram que estamos no caminho certo. Também investimos na capacitação de servidores, com formações de alto impacto como o Empretec, do Sebrae, que desenvolve o perfil empreendedor e estimula uma cultura de inovação”, ressalta.

Zanatta reforça ainda que a tecnologia e a criatividade dos profissionais são hoje forças que impulsionam o desenvolvimento local e colocam Araçatuba em posição de destaque no Estado.

Compartilhe