A jovem de 18 anos que deu à luz uma bebê no banheiro do shopping Praça Nova, em Araçatuba (SP), e tentou matar a criança com um corte no pescoço e afogamento, vai responder por tentativa de infanticídio, cuja pena varia de um a três anos de reclusão. A mãe está presa sob escolta policial na Santa Casa local.
O caso aconteceu na noite desta sexta-feira, 4 de julho. Após dar à luz, a jovem tentou cortar o pescoço da filha com uma tesoura e afogá-la no vaso sanitário. Uma segurança do shopping percebeu a movimentação e interveio, amparando a mãe.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e mãe e filha foram levadas à Santa Casa, ainda ligadas pelo cordão umbilical. A bebê não corre risco de morte.
Ao se depararem com o corte no pescoço da bebê, os profissionais da Santa Casa acionaram a polícia. Além da tesoura utilizada para ferir a criança, os policiais encontraram uma pá na mochila da mãe.
A reportagem apurou que os pais da jovem não sabiam da gravidez, mas ao saberem do ocorrido, foram até o hospital.
O Conselho Tutelar foi acionado e acompanha o caso, que deve ser levado à Vara da Infância e da Juventude para que o juiz responsável defina o futuro da criança.
O Crime
O crime de infanticídio está previsto no Código Penal e ocorre quando a própria mãe mata o filho, sob influência do estado puerperal (período entre o parto e a recuperação do corpo da mulher). A pena prevista é de detenção de dois a seis anos.
No caso da jovem de Araçatuba, trata-se de tentativa de infanticídio, pois a morte não se consumou.