A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Penápolis (SP) realiza, neste domingo, 20, a primeira edição do Park Rock Festival, com a participação de quatro bandas. O evento pretende atrair os amantes do rock de toda a região e será realizado no Parque Municipal Maria Chica, a partir das 17h. A entrada é gratuita.
A programação contará com a participação da Banda Hépoca, Banda Nativa, Banda Four Glass Man e Banda Rockdesmoking.
O secretário municipal de Cultura, Lucas Casella, disse que há tempos a pasta queria tirar do papel um projeto existente de festival de rock, o que foi possível com o recurso destinado por meio de emenda impositiva da vereadora Jandineia Fernandes (PT).
“Nossa ideia inicial era promover o Festival do Rock no dia 13 de julho, data em que é comemorado o Dia Mundial do Rock. Entretanto, a data coincidiu com outro evento da prefeitura, a 32ª Festa Julina Popular. Decidimos então transferir o evento para o domingo seguinte, dia 20 de julho”. O nome do evento, “Park Rock Festival”, deve-se ao local onde será realizado: o Parque Maria Chica.
A intenção, segundo Casella, é transformar o festival em um evento tradicional da cidade, com a realização de edições todos os anos. “Para essa primeira edição, selecionamos quatro bandas de rock de maior expressão da cidade e de repercussão regional. Nas próximas edições, pretendemos contemplar outras bandas de rock de Penápolis, grupos de referência regional e até mesmo do Estado, dentro dessa modalidade musical”, disse.
Dia do Rock
O Dia Mundial do Rock é celebrado em 13 de julho, uma data simbólica, criada em homenagem a um movimento global por causas humanitárias. Além de comemorar o gênero amado nos quatro cantos do planeta, a data relembra um dos momentos mais icônicos da história da música.
A data surgiu por causa do maior festival de rock de todos os tempos, o Live Aid, que aconteceu no dia 13 de julho de 1985, com shows simultâneos nos Estados Unidos e na Inglaterra. O festival Live Aid foi um evento beneficente, com objetivo de arrecadar fundos para o combate à fome na Etiópia.
A data foi sugerida por Phil Collins, que participou do evento nos dois continentes. Embora não tenha sido adotada oficialmente em outros países, a data 13 de julho tornou-se amplamente celebrada no Brasil.