Casos positivos de dengue têm queda de 97,6% em Araçatuba

Desde o início do ano, 10.239 pessoas contraíram a dengue e nove faleceram por complicações da doença.
Compartilhe

Araçatuba (SP) apresenta uma queda significativa no número de casos de dengue, conforme boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira (18) pela Secretaria Municipal de Saúde. Em junho, o número de notificações positivas da doença no município caiu 97,6%, em relação a janeiro.

Em janeiro e fevereiro, meses considerados de pico da doença, foram confirmados 5.209 e 3.171 casos, respectivamente. Em março foram 1.026 casos, em abril 389, em maio, 301 e, em junho, 125 casos confirmados. Neste mês, até o momento, foram registrados 18 casos.

Desde o início do ano, 10.239 pessoas contraíram a dengue e nove faleceram por complicações da doença. Outros 19.278 casos foram descartados e 27 estão em investigação, totalizando 29.544 notificações. A cidade também confirmou 39 casos de chikungunya. Não há registro de zika vírus.

Ações contínuas

A redução dos casos é fruto das ações contínuas de combate ao mosquito realizadas pela Prefeitura, por meio do trabalho intenso das equipes de saúde. Porém, a Secretaria de Saúde reforça que a colaboração da população segue sendo fundamental para manter o controle da doença.

A preocupação dos gestores da pasta é em relação ao número de imóveis com presença de larvas do mosquito, apurado no Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa). O índice deste mês foi de 2,17%, o que mantém Araçatuba em situação de alerta para uma nova epidemia.

“Seguimos com os bloqueios, a nebulização e orientações educativas, mas precisamos muito do apoio da população para que os casos não voltem a subir. Não adianta só o poder público fazer a sua parte, o cuidado deve ser de todos”, orientou a diretora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Priscila Cestaro.

Visitas domiciliares

No primeiro semestre deste ano, os agentes de combate às endemias e comunitários de saúde realizaram 144.180 visitas a imóveis para ações de prevenção e combate ao mosquito, visando a eliminação de larvas, aplicação de larvicidas em locais estratégicos e nebulização costal.

Outras iniciativas da Prefeitura incluíram a limpeza urbana, com o recolhimento de 3.300 toneladas de resíduos inservíveis durante a campanha Araçatuba Limpa, e parceria com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP) para vistorias de imóveis fechados.

“A vigilância contra a dengue deve ocorrer durante todo o ano, por isso, a inspeção da residência pelo morador precisa ser diária. Recipientes que possam acumular água devem ser sempre limpos ou descartados. A população é a nossa maior aliada nessa luta contra o mosquito”, completou Priscila.

Vacinação

A vacinação contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O imunizante segue o esquema de duas doses, com intervalo de três meses. Até o momento, 41,91% do público-alvo recebeu a primeira dose, e apenas 9,93% completou o esquema vacinal com a segunda dose.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) aplicam a vacina de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Três unidades atendem até 22h: Morada dos Nobres, Planalto e Umuarama 2. Aos finais de semana, as salas de vacinas das UBSs Morada dos Nobres e Umuarama 2 funcionam das 8h às 17h.

Compartilhe