Paciente recusa atendimento de enfermeiro negro no interior de SP

Incidente de racismo em Pronto Atendimento de Araçariguama gera indignação após paciente recusar atendimento de enfermeiro negro.
Compartilhe

Um grave caso de racismo ocorreu na manhã de sexta-feira (19), por volta das 7h50, no Pronto Atendimento (PA) de Araçariguama (SP), quando um enfermeiro foi vitimado por preconceito racial durante o exercício de sua profissão. Joelson Nascimento, que atua no PA desde o ano passado, foi confrontado por um paciente que se recusou a ser atendido por ele devido à sua cor de pele.

Segundo Joelson, o paciente afirmou explicitamente que não queria ser atendido por ele, questionando sua capacidade e competência por ser negro. “Ele falou que não queria ser atendido por mim, que eu não tinha capacidade e nem competência para atendê-lo pelo fato de eu ser negro. Já passei por episódios assim, mas foi a primeira vez durante o exercício da profissão”, relatou o enfermeiro.

Joelson, que é enfermeiro desde 2018, destacou que busca sempre tratar seus pacientes com humildade e profissionalismo, uma postura que mantém mesmo diante de tais adversidades. “Como profissional, busco sempre dar uma atenção com humildade e profissionalismo a todos os pacientes que atendo. Existe uma falta de respeito muito grande aos profissionais de saúde da enfermagem no nosso país”, afirmou.

O incidente não terminou no PA. Joelson dirigiu-se à delegacia local para registrar um boletim de ocorrência e descobriu que o agressor já possuía registros anteriores de racismo e agressão. Esta informação adiciona um contexto mais alarmante à situação, indicando um padrão de comportamento recorrente por parte do agressor.

Compartilhe