Supermercados da região de Araçatuba têm 550 vagas de empregos

Compartilhe

Supermercados da região de Araçatuba têm 550 vagas de empregos abertas para diferentes funções. As oportunidades estão em pouco mais de 200 lojas associadas à Apas (Associação Paulista de Supermercados).

Os dados foram divulgados durante encontro com a imprensa, na manhã dessa quarta-feira (9), na sede da Regional da Apas em Araçatuba, no edifício New York Tower.

O diretor regional da Apas, empresário Antônio De Vigo, revelou a dificuldade em encontrar interessados em ocupar algumas das vagas oferecidas pelos supermercadistas.

O motivo é a exigência de uma qualificação específica, embora os próprios supermercados, na maioria das vezes, ofereçam os cursos, ou mesmo pelo horário de trabalho, haja vista que os mercados funcionam aos sábados, domingos e feriados, ininterruptamente.

“É um setor que está sempre empregando. E como os funcionários recebem muitos treinamentos, eles acabam sendo assediados por outros setores do varejo”, afirmou o empresário e diretor da entidade de classe.

A maior quantidade de vagas oferecidas são para os padeiros, açougueiros, confeiteiros e peixeiros, apesar de haver também posições que não exigem nível de conhecimento prévio como caixa, atendimento e reposição, por exemplo.

A Associação não informou os municípios onde as vagas estão disponíveis e não há um banco de vagas onde os interessados possam se cadastrar. Os principais meios de divulgação são os próprios supermercados e os jornais da região, além do LinkedIn de cada empresa.

Na região de Araçatuba, a entidade abrange 51 cidades, de Promissão a Castilho, na divisa com o Mato Grosso do Sul.

Lojas, empregos e faturamento

A Regional da Apas em Araçatuba possui 427 lojas instaladas em 51 municípios que, juntas, empregavam, até o ano passado, 11.850 pessoas.

Somente em 2023 foram abertos mais 590 postos de trabalho e, entre janeiro e agosto de 2024, foram gerados 409 empregos diretos. No momento, há 550 vagas em aberto.

No ano passado, os supermercados da região faturaram R$ 4,8 bilhões, o que representa uma participação de 1,6% no faturamento do setor no Estado de São Paulo, que foi de R$ 300 bilhões no período.

Compartilhe