O espetáculo de dança “MA-BET-MOUT”, da Companhia OBS, é atração do Festara 2024 (Festival de Teatro de Araçatuba e Região), nesta terça-feira (15). Os 11 bailarinos do grupo se apresentam a partir das 20h30, na sede da Escola de Samba Sonho e Fantasia, localizada no Mercadão Municipal.
Financiado com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, a apresentação faz parte, na verdade, da abertura do processo de criação do espetáculo de dança contemporânea, que tem, até agora, 25 minutos.
“O ‘MA-BET-MOUT’ ainda está em construção, nós vamos mostrar ao público o que está sendo produzido”, explica o coreógrafo Caíque Teruel. A estreia está prevista para fevereiro do ano que vem, em Araçatuba.
A montagem, na verdade, é uma concepção conjunta de dança e música, com a música eletrônica da artista araçatubense Camiska. Após os 25 minutos do espetáculo, Camiska irá continuar discotecando por mais 15 minutos e, na sequência, os bailarinos retornam para um bate-papo com o público.
“Quero ser Branca”
Pela manhã, às 10h, a A Escola Estadual Professora Altina Moraes Sampaio foi da peça “Quero ser Branca”, da Companhia OBS.
No espetáculo, a atriz e performer Gabriela Reis cede seu corpo para uma interpretação que lhe acompanha desde sua existência, o julgamento, o olhar de uma sociedade racista ao corpo negro.
Programação completa
O Festara segue até o dia 20 de outubro, com mais de 50 apresentações em diferentes espaços de Araçatuba.
A programação completa pode ser conferida no Instagram @festarafestival e também na página do festival no Facebook.
O evento é organizado pela Associata, em parceria com o Sesc Birigui, Prefeitura de Araçatuba, Secretaria Municipal de Cultura e Proac (Programa de Ação Cultural de São Paulo), do governo do Estado.