O Festara (Festival de Teatro de Araçatuba) prossegue nesta sexta-feira (18), com quatro espetáculos. O evento, que teve início no dia 11 de outubro, segue até o próximo domingo (20), com apresentações em diferentes lugares da cidade.
O primeiro espetáculo desta sexta é “Os Minutos que se vão com o Tempo”, da Zózima Trupe, às 18h, no Terminal Rodoviário Urbano Nelson Reis Alves.
A peça é baseada em relatos de vida de passageiros do transporte público; na obra “Odisseia”, de Homero; e na experiência dos artistas pesquisadores que percorreram a pé o percurso de 33 km, de uma linha de ônibus da capital paulista, durante 12 horas.
Performance
Na sequência, às 19h30, é a vez da performance “Inquietude de Dias Estagnados”, com Mariana Boico, no Maap (Museu Araçatubense de Artes Plásticas).
Um corpo no chão rabisca formas e desenhos para expressar o intimo do ser, do vazio, e leva a indagações sobre a vida, os encontros, a solidão e os sentimentos.
Máscaras
“2068”, da Companhia Máscara EnCena, faz alusão a uma temporalidade futura e retrata, por meio da manipulação e uso de máscaras expressivas, a resiliência humana. A montagem será apresentada às 20h, no teatro Castro Alves.
No espetáculo, diferentes pessoas estão confinadas em um espaço de privação das liberdades individuais, em que para se manter vivo é preciso se alimentar constantemente de esperança.
O Sapo e a Cobra
O último espetáculo desta sexta é “O Sapo, a História não é Sobre Ele”, do grupo Lugar de Ser Qualquer, no Centro Cultural Associata (Rua XV de Novembro,275, Centro), às 22h.
A peça apresenta, por meio de quadros de programas famosos da década de 1990, a relação de amor entre Sapo e Cobra. Ele, um carismático cantor popular que tem origem simples; ela, uma sonhadora dançarina que almeja virar princesa.
Os dois fazem parte do mesmo grupo musical e, a cada participação em programas de TV, trazem à tona uma faceta de seu relacionamento.
Programação completa
A programação completa pode ser conferida no Instagram @festarafestival e também na página do festival no Facebook. Todas as atrações são gratuitas.
O evento é organizado pela Associata, em parceria com o Sesc Birigui, Prefeitura de Araçatuba, Secretaria Municipal de Cultura e Proac (Programa de Ação Cultural de São Paulo), do governo do Estado.