A professora Germínia Venturolli faleceu no final da tarde desta sexta-feira (25), aos 93 anos de idade, em sua residência, na Chácara Morada do Sol, em Araçatuba (SP). Ela foi a primeira mulher eleita prefeita de Araçatuba, município que governou por duas vezes, de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000.
Germínia era casada com o também professor Sylvio José Venturolli e sempre participou ativamente da carreira política do marido, que exerceu cargos eletivos de vice-prefeito, prefeito de Araçatuba e deputado federal.
A professora foi escolhida para ser candidata a prefeita de Araçatuba em 1988, tendo como vice Nelson Pires. A principal promessa, na época, era a retirada dos trilhos da antiga estrada de ferro da NOB, o que acabou se concretizando e finalizado na gestão do prefeito subsequente, Domingos Andorfato.
Em 1996, Germinia Dolce Venturoli inicia uma nova campanha para a Prefeitura de Araçatuba, tendo como vice-prefeito o advogado e vereador Nilo Ikeda, chapa que saiu vencedora. Em 2000, tentou a reeleição, mas acabou perdendo para o deputado federal Jorge Maluly Netto (in memoriam).
O velório de Germínia Dolce Venturolli será no plenário da Câmara Municipal de Araçatuba, neste sábado (26), em horário ainda a ser definido. Não há informações sobre o sepultamento.
Ela deixa os filhos Sylvio, Sérgio, Sirte e Silvia, genros e noras, nove netos e bisnetos.