Dilador decreta luto oficial pelo falecimento da ex-prefeita Germínia Venturolli

Compartilhe

O prefeito Dilador Borges (PSDB) decretou luto oficial por três dias pelo falecimento da ex-prefeita de Araçatuba Germínia Dolce Venturolli, que faleceu nessa sexta-feira (25), aos 93 anos de idade, de causas naturais.

Germínia e Sylvio Venturolli, em foto tirada em dezembro de 2000 - Foto: José Marcos Taveira

O decreto será publicado neste sábado (26), em edição extraordinária do Diário Oficial do Município. Ele estabelece luto oficial nos dias 25, 26 e 27 de outubro, período em que as bandeiras de todas as repartições municipais devem ser hasteadas a meio-mastro.

Um decreto municipal de luto é uma declaração oficial feita por um prefeito ou autoridade municipal em homenagem a uma pessoa falecida que prestou serviços relevantes à comunidade.

Na prática, o decreto de luto não altera significativamente o dia a dia do município, exceto pelo hasteamento da bandeira e possíveis cerimônias ou eventos em homenagem à pessoa falecida.

Algumas atividades podem ser ajustadas ou adiadas como sinal de respeito, mas as funções essenciais do governo continuam operando normalmente.

Falecimento

A professor Germínia Dolce Venturolli faleceu em sua residência, na Chácara Morada do Sol, em Araçatuba, no final da tarde dessa sexta-feira.

Ela foi a primeira mulher eleita prefeita de Araçatuba, em 1996, e governou o município por duas vezes, de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000.

Germínia era casada com o também professor Sylvio José Venturolli (in memoriam) e sempre participou ativamente da carreira política do marido, que exerceu cargos eletivos de vice-prefeito, prefeito de Araçatuba e deputado federal. Venturolli faleceu em 2009, aos 79 anos.

A professora foi escolhida para ser candidata a prefeita de Araçatuba em 1988, porque o marido estava impedido de se candidatar. Seu vice foi Nelson Pires.

A principal promessa, na época, era a retirada dos trilhos da antiga estrada de ferro da NOB, o que acabou se concretizando e finalizado na gestão do prefeito subsequente, Domingos Andorfato.

Terminou o mandato, em 1992, com alta popularidade, mas como não havia reeleição à época, não pôde se candidatar.

Quatro anos depois, em 1996, Germinia Dolce Venturoli se candidata novamente, tendo como vice o advogado e vereador Nilo Ikeda (in memoriam), e vence a eleição.

Em 2000, tentou a reeleição, mas acabou perdendo para o deputado federal Jorge Maluly Netto (in memoriam).

Velório e Sepultamento

O velório da primeira prefeita eleita de Araçatuba será realizado no plenário da Câmara Municipal de Araçatuba, a partir das 9h deste sábado (26).

O sepultamento está previsto para as 17h, no Cemitério da Saudade, em Araçatuba.

Germínia deixa os filhos Sylvio, Sérgio, Sirte e Silvia, genros e noras, nove netos e bisnetos.

Compartilhe