Atleta araçatubense é campeão mundial escolar no arremesso de peso

Alessandra Borges Soares conquistou o campeonato mundial em Bahrein, no Oriente Médio, onde é realizada a 18ª edição da Olimpíada Internacional do Desporto Escolar
Compartilhe

O atleta araçatubense Alessandro Borges Soares, 17 anos, é o mais novo campeão mundial escolar no arremesso de peso. Ele conquistou o título nesta terça-feira (29), em Manama, capital do Bahrein, no Oriente Médio, onde é realizada a 18ª edição da Gymnasiade, Olimpíada Internacional de Desporto Escolar.

Borges, que é treinado pela técnica de atletismo da Secretaria Municipal de Esportes, Andréa Maria Pereira Britto, a Saúde, alcançou a marca dos 20,59 metros no arremesso de peso, superando a própria marca, de 20,32 m, e conquistando o recorde mundial nos 5 kg, categoria sub-18.

O araçatubense começou a treinar com 13 anos de idade, sempre com a técnica Saúde. Embora distante de Bahrein, ela acompanhou por vídeo os últimos lançamentos de Borges, na segunda-feira (28), antes da final, hoje. “Fizemos alguns ajustes, acertamos uns detalhes e deu certo. Estou muito emocionada, muito feliz”, afirmou à reportagem do Radar 18.

O secretário municipal de Esportes, Sérgio Tumeleiro e o prefeito Dilador Borges (PSDB) telefonaram para o atleta após a prova que o sagrou campeão mundial escolar.

“No mês passado, o Dilador disse para o Alessandro: ‘Vai lá e traz esta medalha de campeão mundial para Araçatuba’. Ele foi lá e trouxe, foi muito emocionante”, contou.

Destaque mundial

Borges vem se destacando na categoria sub-18. Venceu o campeonato Brasileiro Sub-18, em Recife, Pernambuco, no arremesso de peso (19,34 m) e no lançamento do disco (50,72 m) e acabou eleito o melhor atleta da competição.

Em quatro anos de atletismo, o adolescente lidera os rankings brasileiro e íbero-americano. E é o terceiro do mundo em sua categoria.

O próximo desafio do jovem atleta é o Campeonato Sul-Americano, em San Luis, na Argentina, entre os dias 6 e 8 de dezembro.

Para a técnica Saúde, o araçatubense tem tudo para se destacar nas provas. “Ele é um menino forte, responsável, dedicado, ama o que faz e tem o apoio da família e da Secretaria de Esportes. Isso tudo faz com ele traga sempre bons resultados”, concluiu.

Compartilhe