Marido e mulher são eleitos prefeitos de cidades vizinhas, na região de Araçatuba

Luiz Antônio Pereira de Carvalho e Katia Morita (MDB) são casados há 32 anos e foram eleitos prefeitos dos municípios de Guzolândia e Auriflama, respectivamente.
Compartilhe

Um casal vive uma história inusitada, no amor e na política. Casados há 32 anos, marido e mulher se candidataram às prefeituras de duas cidades vizinhas, na região de Araçatuba (SP), e conseguiram se eleger juntos nas eleições municipais de 2024. Luiz Antônio Pereira de Carvalho e Katia Morita, ambos do MDB, se elegeram prefeitos dos municípios paulistas de Guzolândia e Auriflama, respectivamente.

No amor e na política: Katia Morita e Luiz Antônio Pereira de Carvalho, o Júnior

No caso dela, tratou-se de uma reeleição. Ela, que foi eleita pela primeira vez, em 2020, com 4.364 votos, conquistou o segundo mandato em outubro deste ano, com 5.018 votos.

Ele ingressou na política mais cedo, em 1996, uando seria candidato a vice de seu pai, Antônio Pereira de Carvalho, o Antonio Pequeno, mas este faleceu meses antes do início da campanha.

Voltou à carga em 2000 e conquistou a primeira eleição. Agora, o político vai para o seu quinto mandato como prefeito de Guzolândia. Exerceu o primeiro de 2001 a 2004, foi reeleito e cumpriu o segundo de 2005 a 2008.

Quatro anos depois, foi eleito novamente, desta vez para o mandato de 2013 a 2016, conquistou a reeleição e governou o município mais uma vez, entre 2017 e 2020.

No Japão

Luiz Antônio Pereira de Carvalho e Katia Morita se casaram em 1992 e, como ela possui ascendência japonesa, os dois decidiram passar um tempo trabalhando no Japão, que passou a receber descendentes de japonesas, chamados de “nikkeis”, devido a uma reforma na Lei de Imigração.

Após um tempo no exterior, os dois regressaram para o Brasil, onde ele iniciou sua carreira política.

Pais de duas meninas e um menino, o casal pretende se dividir nas duas casas que possuem, em Auriflama e Guzolândia, pois cada um vai morar no município que irá governar a partir de 1º de janeiro de 2025. A distância entre as duas cidades é de 13 quilômetros.

Gestão Compartilhada

O casal pretende compartilhar soluções para problemas comuns aos dois municípios, segundo Katia Morita.

“Vamos compartilhar desde estratégias de gestão até como lidar com crises, além de iniciativas bem-sucedidas que impactam diretamente na vida dos cidadãos de nossas cidades”, disse.

Para ela, essa colaboração vai fortalecer as habilidades de ambos e criar um senso de união entre Auriflama e Guzolândia. “Vamos promover o aprendizado mútuo e a inovação. Quem ganha é o povo!”, completou a prefeita reeleita.

Para ele, é muito especial ser prefeito de Guzolândia enquanto a esposa governa Auriflama.

“Cada um nós teremos perspectivas e soluções diferentes, mas sempre buscando o melhor para as duas comunidades”, disse ele, que é formado em Educação Física. “Sabemos que ser prefeito é uma experiência única e desafiadora. É uma grande responsabilidade em liderar nossas cidades, promover mudanças positivas e enfrentar os desafios do dia a dia”, finalizou.

Compartilhe