Araçatuba vai receber o MIA – Festival de Música Instrumental, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Apaa Difusão Cultural, Tudo Vira Cult SP e Governo do Estado de São Paulo, além de apoio do Centro Cultural Associata e da Bodega do Galo. O evento será de 7 a 10 de novembro.
O festival é dedicado à diversidade da música instrumental e trará neste ano shows de jazz, música erudita, popular, eletrônica, experimental e improvisação livre, refletindo a riqueza e a variedade da música instrumental contemporânea.
Além das apresentações musicais, o evento oferecerá atividades para o aprendizado e a troca de experiências entre músicos e público, incluindo oficinas e workshops.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
7/11 – quinta – Praça João Pessoa
20h – Show | Hamilton de Holanda Trio
Hamilton de Holanda, junto aos talentosos Deangelo Silva e Thiago “Big” Rabello, forma um trio que encanta tanto iniciantes quanto eruditos. Com uma sonoridade original e poderosa, eles exploram novos caminhos musicais sem pudor. O repertório é uma celebração da diversidade e inclui composições autorais, como “Saudade do Rio”, “Sol e Luz”, além de arranjos modernos de clássicos da música brasileira (de nomes como Tom Jobim, Djavan, Chico Buarque e outros), explorando a interseção entre o jazz e a música instrumental brasileira.
8/11 – sexta – CEU das Artes
7h30 às 10h30 – Oficina | Instrumentos Musicais para Crianças (aerofones, cordofones, idiofones e membranofones), com Zé Renato Gimenes.
Atividade fechada para alunos da Emeb Maria Mercedes Cassiolato de Souza
Orientadas pelo educador musical, compositor e multi-instrumentista Zé Renato Gimenes, as crianças projetam e constroem instrumentos musicais a partir de materiais do cotidiano e também reciclados. Durante o processo, os participantes aprendem sobre as características de cada tipo de instrumento – aerofones, cordofones, idiofones e membranofones – e, ao final, se organizam para tocar o que criaram.
Praça João Pessoa
20h – Show | Grupo Choronas
O show “Choronas 25+ | Cronologia do choro pela cronologia das Choronas” comemora os mais de 25 anos de carreira do primeiro grupo de choro feminino do Brasil. No palco, o quarteto formado por Cibele Palopoli (flauta transversal), Ana Cláudia César (cavaquinho), Paola Picherzky (violão de 7 cordas) e Miriam Cápua (percussão) encanta e comove o público tocando choro, baião, maxixe e samba. A partir de uma seleção de músicas dos quatro CDs do grupo, as artistas apresentam as composições em ordem cronológica e abordam ainda particularidades e curiosidades sobre as composições e seus autores.
9/11 – sábado – MAAP
10h30 às 12h – Workshop | Choronas – Cronologia do Choro Inscrições:
https://www.sympla.com.br/evento/workshop-cronologia-do-choro-com-o-grupo-choronas/2693661
O grupo Choronas fala sobre a história e as características do choro e dos ritmos que permeiam sua trajetória.
Secretaria Municipal de Cultura | Sala multiuso
14h às 16h – Vivência percussiva de ritmos afro pernambucanos, com Nino Xambá, do Maracatu OrumOdoyá
Inscrições:
https://www.sympla.com.br/evento/vivencia-percussiva-de-ritmos-afro-pernambucanos/2693647
O músico quilombola Nino Xambá, também integrante do Maracatu OrumOdoyá, aborda o universo do maracatu Nação e do coco da Xambá, junto ao toque das alfaias, explorando suas particularidades rítmicas. A partir da brincadeira popular e de suas sonoridades, os participantes são colocados ainda em contato com a tradição e organização de alguns dos movimentos culturais brasileiros.
Vem Pra Praça – Feira de Economia Criativa
Brechó, artesanato, comida, dança, música e muito mais
Local: Praça Florisval de Oliveira (Bairro Pinheiros)
Shows | Atrações de Araçatuba
16h30 – Antone & Dean Gordon Band
17h45 – Beatriz, Vivi, Shay e Jéssica
19h – Rhuanito e Grupo
20h15 – Fernando Barbosa, Henrique Pereira e Cristiano Silva – Groove da Cozinha
O palco da praça Florisval de Oliveira recebe exclusivamente artistas de Araçatuba durante a tarde e o início da noite de sábado. O trio Antone & Dean Gordon Band, formado por Fernando Antones (guitarra), Elvis Dean (baixo) e Cláudio Gordon (bateria), é o primeiro a se apresentar, tocando clássicos do blues.
Em seguida, o quarteto feminino formado por Beatriz Marques (bateria), Vivi Nuka (baixo), Tshaya Lays (violino) e Jéssica Valeretto (piano) traz um misto de músicas internacionais e brasileiras em versões instrumentais.
O acordeonista Rhuan Enciso é a terceira atração do dia; acompanhado por Renan Fajardo (violão), Ed Barba (triângulo), Lucas Rosa (zabumba), Davi Makuin (cavaquinho), traz arranjos para forró e choro.
O Groove da Cozinha traz uma formação com dois baixistas – Fernando Barbosa e Henrique Pereira – e um baterista – Cristiano Silva – para explorar as possibilidades sonoras do baixo, a partir de elementos do jazz e da música brasileira.
Centro Cultural Associata
22h – DJ CAMISKA
Pesquisadora incansável de novos sons, CAMISKA tem se dedicado diariamente à música desde 2018, explorando uma vasta gama de gêneros musicais que incluem música eletrônica mundial, brasileira e hip-hop. Com um estilo que desafia as convenções e uma abordagem que busca expandir nossos horizontes musicais, a DJ oferece sets cheios de energia e novidades.
23h59 – DJ CARRIJO
Na performance “Electrical Storm: live with Theremin”, o DJ e multiartista CARRIJO combina seu DJ set com o theremin (instrumento musical eletrônico controlado sem contato físico) ao vivo, criando uma experiência imersiva. O set une batidas eletrônicas, sintetizadores e sons hipnóticos às ondas enigmáticas do theremin, resultando em uma atmosfera sonora única e futurista.
10/11 – domingo – Praça Florisval de Oliveira (Bairro Pinheiros)
17h30 – Show | Raloz Jazz
O Raloz Jazz Trio é liderado pelo baterista Luiz Manaia (Ralinho), natural de Bauru. O trio, composto ainda pelo pianista Roger Pereira e o baixista Fernando Lima, faz arranjos próprios para standards do jazz e do samba-jazz, com composições de Miles Davis, Herbie Hancock, Beatles, The Jackson Five, Tom Jobim, Caetano Veloso, entre outros.
19h30 – Show | Nicolas Krassik e banda
Nascido em 1969 na grande Paris, Nicolas Krassik coloca seu violino a serviço da música popular brasileira há mais de 20 anos e traz para o palco o show “Rendez-vous forró”. Rendez-vous é um termo francês que tem vários significados, entre eles “encontro marcado” e “entreguem-se”. Portanto, a proposta é ter um encontro marcado com o Nordeste brasileiro e o Forró, entregar-se à dança ou simplesmente à escuta. Além das músicas autorais do violinista, o repertório passeia pelas composições de Dominguinhos, Sivuca, Chico Buarque, Gilberto Gil, Geraldo Azevedo, entre outros.
Vem Pra Praça – Feira de Economia Criativa
10/11 – domingo
16h às 21h
Praça Florisval de Oliveira (Bairro Pinheiros)
ENDEREÇOS
Praça João Pessoa
Cruzamento das ruas Duque de Caxias e Tabajaras, bairro das Bandeiras
CEU das Artes
Rua Elza Almeida Lemos, 975, Res. Jd. Atlântico
MAAP – Museu Araçatubense de Artes Plásticas Rua Duque de Caxias, 29, Centro
Centro Cultural Associata
Rua 15 de novembro, 275, Centro
Secretaria Municipal de Cultura Rua Anita Garibaldi, 75, Centro
Praça Florisval de Oliveira
Cruzamento da rua dos Fundadores com a rua Luiz Celoni Ortiz – Bairro Pinheiros.