O prefeito eleito de Araçatuba (SP), Lucas Zanatta (PL), anunciou os três primeiros nomes para o seu secretariado, na tarde desta sexta-feira (6). São três mulheres que são funcionárias públicas municipais concursadas com experiência nas áreas em que atuam e foram indicadas para as pastas de Cultura, Assistência Social e Fazenda.
As novas secretárias são: Vanessa Manarelli de Barros Rocha (Cultura); Cláudia Aparecida Sato de Oliveira (Fazenda) e Mariane Fornageiro de Souza (Assistência Social).
Ao anunciar os primeiros nomes, Zanatta cumpre o prometido durante a campanha, de privilegiar os servidores concursados, de carreira, e avaliando critérios de qualificação profissional para as nomeações.
Em entrevista à imprensa, o prefeito eleito disse que as escolhas foram técnicas e que o fato de serem todas mulheres foi uma coincidência.
“O que nós analisamos foram os curriculos e elas foram escolhidas por meritocracia, por qualificações ténicas, são servidoras públidas extremamente competentes e capacitadas”, justificou.
Das 19 secretarias atuais, 14 serão mantidas e 5 vão ser unidas a outras
Conforme Zanatta, das 19 secretarias municipais existentes, hoje, 14 deverão ser mantidas e 5 serão incorparadas a outras.
A de Mobilidade Urbana será unida à de Segurança Pública; a de Participação Cidadã será ligada à de Assistência Social; as de Agroindústria e Turismo à de Desenvolvimento Econômico; e a de Comunicação deve ser submetida ou à de Governo ou à Chefia de Gabinete.
Os demais nomes que irão compor o secretariado do novo governo deverá ser anunciado até o fim da semana que vem, segundo Zanatta.
CULTURA
A bailarina, advogada e gestora cultural Vanessa Manarelli de Barros Rocha vai chefiar a Secretaria Municipal de Cultura, pasta que tem como um dos principais desafios recuperar e reabrir espaços do patrimônio histórico e cultural da cidade, como o Centro Cultural Ferroviário e o Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon.
Servidora pública municipal há 24 anos, Vanessa Manarelli atuou em diversos cargos da pasta, na coordenação, planejamento e gestão de projetos culturais. Promete uma gestão moderna e com o estreitamento do diálogo com a comunidade para contemplar artistas e públicos das diferentes linguagens culturais.
FAZENDA
Para a Secretaria Municipal de Fazenda, a indicada é a advogada Cláudia Aparecida Sato de Oliveira, servidora pública municipal há 29 anos, com atuação nas secretarias de Administração, Saúde, Educação e Fazenda.
Atualmente, é assessora executiva da Secretaria Municipal da Fazenda, cargo que exerce desde 2021. Seu principal desafio será gerir um orçamento de R$ 1,125 bilhão que, atualmente, está 88% comprometido com gastos em saúde (23%), educação (25%) e folha de pagamento (38%).
ASSISTÊNCIA SOCIAL
A psicóloga Mariane Fornaggeiro será a secretária municipal de Assistência Social. Possui 16 anos de experiência na área, sendo sete no Estado e nove como servidora municipal concursada.
Como principal desafio está a busca pelos chamados “invisíveis”, pessoas que necessitam dos serviços da Assistência Social, mas que ainda não têm acesso a eles.