O temporal que caiu sobre Araçatuba (SP) na noite de sábado, 11, e madrugada deste domingo, 12, provocou a queda de 15 árvores em diferentes pontos da cidade e também a interrupção de energia elétrica em algumas localidades. Não há informações sobre feridos.
Equipes da Defesa Civil do município, juntamente com o Corpo de Bombeiros, trabalharam a noite e a madrugada inteiras, até as 7h deste domingo, na sinalização e remoção das árvores, para a desobstrução do trânsito.
Nas últimas 24h, o acumulado de chuva em Araçatuba ficou na casa dos 34,4 milímetros, na estação do CIIARGRO, com rajadas de vento de 44 km/h.
A chuva começou por volta das 20h de sábado e prosseguiu até as 2h, de maneira intermitente, acompanhada de fortes ventos, o que provocou o tombamento das árvores.
Uma delas caiu sobre um carro, na rua Rosa Cury, próximo ao Pronto-Socorro Municipal Aida Vanzo Dolce, no bairro Sâo Joaquim. Não havia ocupantes dentro do veículo no momento da queda.
Outra árvore caiu sobre o muro e o portão de uma residência, na rua Judith Macharet, no Jardim TV.
Há registros, ainda, de tombamentos de árvores na esquina das ruas Catanduva e João Cruz e Souza, no Nova York; na rua Alfredo Emiliano de Araújo, Guanabara; e rua João Bertani Compadre, no Icaraí.
Houve tombamentos também na rua do Fico e na vicinal que dá acesso à empresa West Rock, localizada na Rodovia Marechal Rondon (SP-300).
O coordenador da Defesa Civil de Araçatuba, Eduardo Cardozo, que é tenente aposentado do Corpo de Bombeiros, explicou que as quedas ocorreram em pontos extremos, onde passa um fluxo de vento maior.
“Nós nos preocupamos em fazer com agilidade o trabalho de remoção para evitar acidente, principalmente porque, como é um fim de semana, o fluxo de pessoas e carros nas ruas é maior”, afirmou, dizendo que, em alguns pontos da cidade, choveu torrencialmente, enquanto que em outros, não.
Ele disse que, até a chegada das equipes para a remoção das árvores, uma viatura da Guarda Civil Municipal era enviada ao local para fazer a sinalização.
Conforme o coordenador da Defesa Civil, não houve chamados para casos de alagamento.
Cardozo orienta a população para que, em casos de temporal, procurar abrigo e, de preferência, só sair de casa em caso de necessidade, devido aos riscos de queda de árvore e de cabeamento elétrico, podendo ocasionar um acidente fatal.
Em caso de emergência, a orientação é chamar a Defesa Civil, pelo número 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Interrupção de Energia
Por causa do temporal, houve também registros de interrupção de energia em Araçatuba, entre a noite de sábado e a manhã de domingo.
Na Chácara Recreio Tropical, ocorreu curto-circuito em um poste, deixando os moradores sem energia elétrica das 22h de sábado até as 9h deste domingo.
O mesmo ocorreu em parte do bairro Santana, onde a população que mora nas imediações do Hemocentro e antigo Hospital da Mulher ficou sem energia.
Equipes da CPFL Paulista foram acionadas e trabalharam, durante toda a noite, para o restabelecimento do serviço.
As fortes chuvas também danificaram equipamentos da GS Inima Samar, o que afetou o abastecimento de água em alguns bairros da cidade. Há relatos de interrupção no fornecimento nos bairros Dona Amélia, Ipanema e Jardim Presidente.
A normalização no abastecimento esta prevista para as 16h deste domingo.